Banca de DEFESA: JEAN CARLOS BARBOSA DE SOUSA

DISCENTE: JEAN CARLOS BARBOSA DE SOUSA
DATA: 04/04/2019
LOCAL: Sala 321, Bloco A, Campus das Auroras

IDENTIDADE E ALTERIDADE NA ESCOLA:

ANÁLISE DO PROJETO "RAÍZES DO BRASIL: A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO" ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DONA CREUSA DO CARMO ROCHA

Identidade, Alteridade, Educação, Interculturalidade, Interdisciplinaridade

Os debates sobre identidade na contemporaneidade surgem como elemento necessário para desenvolvimento de práticas educacionais em países com composição multiétnica e pluricultural como o Brasil. Nesse contexto, foi desenvolvido no período de 2011 até 2016, em Fortaleza (CE), na EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha, o projeto “Raízes do Brasil: a formação do povo brasileiro” como uma intervenção pedagógica interdisciplinar e multicultural, a partir de uma perspectiva de prática da interculturalidade. Tornou-se necessário, então, investigar até onde é possível, a partir de tal projeto, encarar a pluralidade cultural e a multietnicidade dentro de uma escola de ensino médio profissionalizante, ao ponto de desconstruir as barreiras epistemológicas dos professores, e instigar os estudantes a terem uma visão crítica sobre as questões sociais e raciais que permeiam suas relações interpessoais e suas concepções de mundo, rompendo com a visão eurocêntrica e monocultural do currículo escolar. A partir disso, chegou-se ao principal objetivo desta pesquisa, que é analisar os discursos de professores e estudantes da EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha que participaram do projeto “Raízes do Brasil: a formação do povo brasileiro", para verificar as repercussões desse projeto pedagógico na construção discursiva de suas identidades e subjetividades dentro do ambiente escolar. Para alcançar tal objetivo, buscou-se identificar as relações de poder entre os discursos dos professores e estudantes que legitimam saberes e interferem na construção de suas subjetividades e identidades, assim como também verificar quais seriam as barreiras epistemológicas mais resistentes para as práticas interdisciplinares e interculturais na escola. O referencial teórico-metodológico escolhido foi a análise arqueogenealógica do discurso a partir de Foucault. Para a construção dos dados usados foram operacionalizadas as técnicas de: i) pesquisa bibliográfica; ii) pesquisa documental, a partir do Manual da Tecnologia Empresarial Socio-Educacional (TESE) e do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha; iii) observação participante; iv) aplicação de questionário; e v) entrevistas semi-estruturadas. Com uma perspectiva interdisciplinar, a presente pesquisa seguiu sua metodologia por meio de diálogos entre algumas áreas das ciências humanas. Constatou-se que a práxis pedagógica intercultural foi capaz de estimular uma abertura para rompimento com a epistemologia colonial na escola pesquisada, a partir dos diálogos entre as identidades de professores e estudantes.

Interno - 1960486 - ANTONIO VIEIRA DA SILVA FILHO
Externo ao Programa - 2130819 - FRANCISCA ROSALIA SILVA MENEZES