AS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO PARA PESSOAS COM AUTISMO EM FORTALEZA: DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR ENTRE O BIOLÓGICO E O SOCIAL
Autismo; Trabalho; Juventude; Saúde Mental; Interdisciplinaridade
Esta dissertação, pautada na metodologia interdisciplinar em humanidades,
vinculada ao Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da
Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, tem como objetivo
geral pesquisar as experiências de trabalho para pessoas com autismo, mais
especificamente na cidade de Fortaleza-CE. Especificamente dialogar com jovens
adultos autistas que estão se preparando para entrar na universidade, universitários
ou recém formados, para, a partir das memórias de suas experiências de vida
individual e familiar, compreender o percurso de alguém com Transtorno do Espectro
Autista (TEA) ao longo da vida e como tem sido seu acesso ao Mundo do Trabalho.
O TEA é um transtorno de natureza biológica, o que em si mesmo já traz diversas
limitações e dificuldades para jovens que desejam começar sua vida profissional,
mas que também traz grandes dificuldades sociais como acesso à educação, saúde
e trabalho. É um Transtorno Mental que exige olhar sobre seus mais diversos
aspectos, visto que não é possível compreender e problematizar o autismo em
fronteiras disciplinares. É preciso pensá-lo como uma condição biológica, mas
também como uma condição que produz subjetividades e geram necessidades
sociais para o indivíduo e para a família, colocando-o não só nos limites do cérebro,
em seus aspectos biológicos, mas um cérebro inserido num contexto social, cultural
e histórico. Busco, portanto, nesta pesquisa, a partir do diálogo por meio de
entrevistas com autistas e instituições que os amparam, de um lado a descrição
neurobiológica e neuropsicológica do TEA e por outro a problematização sociológica
e psicológica como forma de entender quem são esses jovens e como estão
relacionados ao Mundo do Trabalho atual. Entendendo, deste modo, que em Saúde
Mental o método investigativo deve incorporar os conceitos de totalidade,
historicidade, complexidade e contraditoriedade das formas materiais da vida em
seus aspectos biopsicossociais.