Banca de DEFESA: MIQUEIAS MIRANDA VIEIRA

DISCENTE: MIQUEIAS MIRANDA VIEIRA
DATA: 24/01/2019
LOCAL: Sala 201, Bloco "C", Campus das Auroras

AS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE- EEEPS: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO INTEGRAL A PARTIR DO HABITUS DOCENTE NO CEARÁ

Formação integral.

Ensino Profissionalizante.

EEEPs cearenses.

Trabalho Docente.

Habitus.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

O ensino profissionalizante e a formação integral são duas categorias que têm ganhado centralidade mediante diversas articulações governistas na promoção do desenvolvimento e da expansão desta modalidade de ensino – mais precisamente nos 14 últimos anos pelo Brasil. No Ceará, tendo 2018 completado 10 anos da criação e expansão das Escolas Estaduais de Educação Profissionais- EEEPs, a formação tem sido balizada por dois eixos: a cidadania e mundo do trabalho. Nesse estudo buscamos refletir como a formação integral é pensada/ construída por docentes em 2 EEEPs (Redenção e Pacatuba) no Ceará. As  escolas pesquisadas foram selecionadas pelo fato de ofertarem a integralização desde 2008 e  por sua maior proximidade da capital Fortaleza. Problematizamos: Como a formação integral – humanística e técnica – é possível dentro da realidade escolar nas EEEPs implementadas? Quais os desafios/implicações/motivações dessa modalidade no ensino médio a partir do habitus docente e escolar?. Nosso posicionamento epistemológico e teórico-metodológico parte da análise complexa e fenomenológica (TRIVIÑOS, 1987; MORIN, 2005; MACEDO; et. al, 2005; MELUCCI, 2005), utilizando de entrevistas semiestruturadas para compreender o habitus que se constrõe nas experiências das EEEPs (BOURDIEU, 1983). Discorremos sobre a formação integral na educação (PARO, 1999; FRIGOTTO, 2001; SAVIANI, 2003; KUENZER, 2005; GADOTTI, 2009), os diálogos entre educação e trabalho no ensino médio (GENTILI, 1995; SAVIANI, 2007; KUENZER, 2004; MOLL, 2009; CIAVATTA, 2005; RAMOS, 2011) e caminhos dados para a integralização no ensino médio (SAVIANI, 2008;  KRAWSYK, 2011, FRIGOTTO, CIAVATTA e RAMOS, 2012). Como resultado de pesquisa, os/as docentes pesquisados assimilam a formação integral numa aferição multidimensional e reflexiva dos estudantes, tomando o mundo do trabalho como finalidade e o diálogo direcionado para o mercado de trabalho e ensino superior. Esses/as apontam o trabalho como princípio pedagógico, evidenciando a integralização no ensino médio para amadurecimento dos/as estudantes diferenciarem e inserirem no mercado de trabalho. A integralização aponta implicações positivas para o trabalho docente, como desafio e diferencial na carreira, flexibilidade de atuação em disciplinas diversificadas e trabalho com projetos interdisciplinares e relações interpessoais pelo tempo de trabalho. E negativo pela hierarquização entre áreas, a dinâmica e tempo de trabalho e as pressões externas por resultados, bem como os resultados a nível Enem e Spaece. Concluímos que as experiências de formação integral imprimem diversas influências para o trabalho e identidades docentes nas EEEPs, na proporção em que as escolas Cearenses evidenciam novas configurações do trabalho integrado a dinâmica do ensino médio.

Presidente - 2079646 - CARLOS HENRIQUE LOPES PINHEIRO
Externo ao Programa - 1689607 - MARIO HENRIQUE CASTRO BENEVIDES
Externo ao Programa - 2365109 - JOANA ELISA RÖWER
Externo ao Programa - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA