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Banca de DEFESA: FRANCISCO ÉRICK DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO ÉRICK DE OLIVEIRA
DATA: 28/01/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 201, Bloco "C", Campus das Auroras
TÍTULO:

TRAJETÓRIAS DE LONGEVIDADE ESCOLAR E DISPOSIÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES NEGROS/AS COTISTAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNILAB.


PALAVRAS-CHAVES:

Longevidade escolar.

Disposições sociais.

Relação família-escola.

trajetórias de escolarização.

Cotas étnico-raciais no ensino superior.


PÁGINAS: 167
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

O objetivo central deste trabalho é analisar, em escala individual, a longevidade escolar de seis estudantes negros/as (quilombola e pardos) cotistas ingressos/as na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) via Sistema de Seleção Unificada (SISU), por meio das vagas reservadas para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, oriundos/as de escolas públicas (Lei nº. 12.711, de 29 de agosto de 2012). Tencionamos a reconstrução de suas disposições sociais, com ênfase nas configurações familiares e suas relações de interdependência com a escolarização formal. A entrada no ensino superior é considerada como indicador de sucesso escolar, mas se adota o conceito de longevidade escolar por se fazer mais evidente falar de percursos de escolarização duradoura do que apenas de sucesso escolar. Acessar a Universidade através de seleções rigorosas exige muito mais do que uma trajetória de sucesso, e sim, uma trajetória de sucessos subsequentes (que não excluem os percalços na formação), entre os diversos níveis da educação básica, desembocando na escalada dos altos muros do ensino superior público. A pertinência dada à reconstrução de disposições sociais deriva da problematização das origens sociais deste universo de estudantes que, em situação de longevidade escolar, atravessa e contesta as determinações estatísticas e sociais que relegam às camadas populares e às minorias políticas um lugar de fracasso provável na escolarização pela posse insuficiente dos capitais cultural, econômico e social. A proposta se situa em uma esteira de debates que recorrem à relação família-escola como fator de explicação do sucesso ou do fracasso escolares e os dados dela resultantes são potencialmente especiais por efeito do universo empírico e do destaque aos marcadores sociais étnico-raciais, pouco considerados pela literatura pertinente. A primeira aproximação com os/as estudantes se efetivou por meio de um questionário socioeconômico e cultural que nos proporcionou conhecer superficialmente os perfis individuais e familiares do grupo, abrindo espaço para o planejamento da etapa principal que se desenvolveu por meio de entrevistas semiestruturadas e em profundidade. Desta forma, pudemos identificar um conjunto de configurações que possibilitaram a produção, potencialização e/ou transferência de disposições de longevidade, tais como a influência e apoio majoritariamente maternos, fortemente engajados no reconhecimento da educação como oportunidade de mobilidade social; a construção de relações de significado prático e positivo com a escola; o trabalho docente afetivamente engajado; a imersão em atividades culturais, científicas e intelectuais extraescolares no ensino fundamental e ensino médio; o ingresso no ensino médio profissionalizante e em tempo integral; e morais domésticas organizadas em torno da educação e da escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2079646 - CARLOS HENRIQUE LOPES PINHEIRO
Interno - 1304426 - ARILSON DOS SANTOS GOMES
Externo ao Programa - 1689607 - MARIO HENRIQUE CASTRO BENEVIDES
Notícia cadastrada em: 17/01/2019 13:21
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