FORMAÇÃO CONTINUADA E INTERCULTURALIDADE NO CONTEXTO DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE ARACOIABA
Formação continuada, Interculturalidade, Paic
O presente trabalho analisa a formação docente e interculturalidade no contexto do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, a partir da perspectiva das professoras alfabetizadoras de Aracoiaba-Ce. O PAIC é uma política pública do governo do estado que está presente nos 184 municípios do Ceará. Dentre as ações do programa está a formação continuada para os professores que já tem uma caminhada de onze anos. Tentaremos responder aos seguintes questionamentos: De que forma a interculturalidade é abordada dentro da formação continuada do Programa Alfabetização na Idade Certa? Será que existe uma preocupação em trabalhar a pluralidade cultural e as diferenças entre elas? Será que a Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08 são contempladas nas formações ofertadas aos docentes? Como o professor trabalha essas questões na sala de aula? Para tanto, faremos uma abordagem interdisciplinar por entendermos a complexidade do nosso objeto de estudo. Para discutir a formação docente usaremos Imbernón (2010), Gatti (2011), Saviani (2009), Freitas (2014), Pimenta (2000), Martins (2014), Nóvoa (2016), Tardif (2014), entre outros. Para refletir sobre a interculturalidade traremos os estudos de Quijano (2000), Santos (2009), Walsh, (2009,2010), Candau (2010, 2014). O percurso metodológico será baseado em Minayo (1994), GALEFFI (2009), Chizzotto (2014), Gil (2007). Desse modo esperamos colaborar para as pesquisas no campo da interculturade e da formação continuada de professores.