Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEAN CARLOS BARBOSA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEAN CARLOS BARBOSA DE SOUSA
DATA: 26/07/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 201 do Campus Aurora
TÍTULO:

IDENTIDADE E ALTERIDADE NA ESCOLA: ANÁLISE DO PROJETO "RAÍZES DO BRASIL: A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO" ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DONA CREUSA DO CARMO ROCHA


PALAVRAS-CHAVES:

 Identidade, Alteridade, Educação, Interculturalidade, Interdisciplinaridade 


PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

O projeto "Raízes do Brasil: a formação do povo brasileiro" foi desenvolvido em Fortaleza (CE) na EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha, no período de 2011 até 2016, como uma intervenção pedagógica interdisciplinar e multicultural que se propôs a permitir aos estudantes das turmas de ensino médio a possibilidade de refletirem os diversos processos e experiências históricas que demarcaram a construção do povo brasileiro. O interesse pela análise das repercussões desse projeto pedagógico nesta pesquisa está em investigar até onde é possível, a partir de tal projeto, encarar a pluralidade cultural e a multietnicidade dentro de uma escola de ensino médio profissionalizante, ao ponto de desconstruir as barreiras epistemológicas dos professores, e instigar os estudantes a terem uma visão crítica sobre as questões sociais e raciais que permeiam suas relações interpessoais e suas concepções de mundo, rompendo com a visão eurocêntrica e monocultural do currículo escolar. O principal objetivo desta pesquisa é analisar os discursos de professores e estudantes da EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha que participaram do projeto “Raízes do Brasil: a formação do povo brasileiro", para verificar as repercussões desse projeto pedagógico na construção discursiva de suas identidades e subjetividades dentro do ambiente escolar. Para alcançar tal objetivo, buscouse identificar as relações de poder entre os discursos dos professores e estudantes que legitimam saberes e interferem na construção de suas subjetividades e identidades, assim como também verificar quais seriam as barreiras epistemológicas mais resistentes para as práticas interdisciplinares e interculturais na escola. Escolheu-se como referencial teórico-metodológico a análise arqueogenealógica do discurso a partir de Foucault. Para a construção dos dados usados foram operacionalizadas as técnicas de: i) pesquisa bibliográfica (LAKATOS; MARCONI, 2003), sobre os temas necessários a serem abordados: identidade e alteridade (HALL, 2003, 2005, 2011, 2008; WOODWARD, 2003; BAUMAN, 2000, 2005; SANTOS, 1999, 2003, 2009, 2010; SILVA, 2003; LEVINAS, 1980, 2004; SIDEKUM, 2006), subjetividade e subjetivação (FOUCAULT, 1996, 1997, 2000, 2004, 2014; GUATARRI, 1996, 1992; DELEUZE, 2001, 1988), interdisciplinaridade e interculturalidade (FORNETBETANCOURT, 2001, 2004; WALSH, 2009; CANDAU, 2008a, 2008b, 2011; FRIGOTTO, 2011; JAPIASSU, 1976), mestiçagem e hibridismo (BHABHA, 1998; ABDALA JR., 2004; CANCLÍNI, 1992; ANDRÉ, 2012; MUNANGA, 1994, 1997, 2005; IANNI, 2004a, 2004b; HOLANDA, 2013; RIBEIRO, 1978, 1995; FREYRE, 2000, 2001; HOLANDA, 1995), colonialidade e decolonialidade (MIGNOLO, 2005, 2008; QUIJANO, 2005, 2009; CASTROGÓMEZ, 2005, 2007; GROSFOGUEL, 2005, 2006, 2007, 2008); ii) pesquisa documental (LÜDKE & ANDRÉ, 1986), a partir do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e do Regimento Interno da EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha; iii) observação participante (LAKATOS; MARCONI, 2003); iv) aplicação de questionário (LAKATOS; MARCONI, 2003); e v) entrevistas semi-estruturadas (LUDKE & ANDRÉ, 1986). Com uma perspectiva interdisciplinar, a presente pesquisa seguiu sua metodologia por meio de diálogos entre algumas áreas das ciências humanas, com destaque para a História, a Filosofia e a Sociologia, assim como Antropologia e estudos correlacionados, de maneira que a análise dos dados coletados possa, articular a formação discursiva das identidades e das subjetividades de cada membro do corpo discente e docente da E.E.E.P Dona Creusa do Carmo Rocha com o contexto históricosocial em que se inserem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1769166 - IVAN MAIA DE MELLO
Interno - 1960486 - ANTONIO VIEIRA DA SILVA FILHO
Externo ao Programa - 2130819 - FRANCISCA ROSALIA SILVA MENEZES
Notícia cadastrada em: 21/07/2018 17:14
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1