Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ÉRICK DE OLIVEIRA

DISCENTE: FRANCISCO ÉRICK DE OLIVEIRA
DATA: 30/07/2018
LOCAL: Sala 201, Bloco C, campus da Auroras

Longevidade escolar e disposições sociais de universitários/as cotistas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira.

Longevidade escolar.

Disposições sociais.

Relação família-escola.

Lei de cotas.

Relações étnico-raciais.

Este trabalho tem como objetivo central analisar e compreender a longevidade escolar de sete estudantes cotistas ingressos na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), via Sistema de Seleção Unificada (SISU), por meio das vagas reservadas pela Lei nº. 12.711, de 29 de agosto de 2012, que trata do ingresso de estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, oriundos/as de escolas públicas, tencionando a reconstrução de suas disposições sociais, com ênfase nas configurações familiares e suas relações de interdependência com a escolarização formal. A entrada no ensino superior é considerada aqui como indicador de sucesso escolar, mas se adota o conceito de longevidade escolar por se fazer mais evidente falar de percursos de escolarização duradoura do que apenas de sucesso escolar. Acessar a Universidade através de seleções rigorosas exige muito mais do que uma trajetória de sucesso, e sim, uma trajetória de sucessos subsequentes (que não excluem os percalços na formação), entre os diversos níveis da educação básica, desembocando na escalada dos altos muros do ensino superior público. A pertinência dada a reconstrução de disposições sociais deriva da problematização das origens sociais deste universo de estudantes que, em situação de longevidade escolar, atravessa e contesta as determinações estatísticas e sociais que relegam às camadas populares e às minorias sócio-políticas um lugar de fracasso provável na escolarização pela posse insuficiente dos capitais cultural, econômico e social. A proposta se situa em uma esteira de debates que recorrem à relação família-escola como fator de explicação do sucesso ou do fracasso escolares, e os dados dela resultantes são potencialmente especiais por efeito do universo empírico e do destaque às categorias raça-cor-etnia, pouco consideradas pela literatura pertinente. A primeira aproximação com os estudantes se efetivou por meio de um questionário socioeconômico e cultural que nos proporcionou conhecer superficialmente os perfis individuais e familiares do grupo, abrindo espaço para o planejamento da etapa principal que se desenvolverá com entrevistas semiestruturadas.

Presidente - 2079646 - CARLOS HENRIQUE LOPES PINHEIRO
Interno - 1304426 - ARILSON DOS SANTOS GOMES