Banca de QUALIFICAÇÃO: MIQUEIAS MIRANDA VIEIRA

DISCENTE: MIQUEIAS MIRANDA VIEIRA
DATA: 18/07/2018
LOCAL: Sala 218, Boco A, Campus das Auroras.

AS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE- EEEPS: EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO INTEGRAL A PARTIR DO HABITUS DOCENTE NO CEARÁ

Formação integral. Ensino Profissionalizante. EEEPs. Trabalho Docente. Habitus Docente.

O ensino profissionalizante e a formação integral são duas categorias que têm ganhado centralidade mediante diversas articulações governistas na promoção do desenvolvimento e da expansão desta modalidade de ensino – mais precisamente nos 14 últimos anos pelo Brasil. As experiências com as escolas em tempo integral e a integralidade do ensino propedêutico com o ensino profissionalizante têm sido apontadas como possibilidades de integração de eixos humanísticos com as propostas técnicas de formação. No estado do Ceará, tendo 2018 completado 10 anos da criação e expansão das Escolas Estaduais de Educação Profissionais- EEEPs, a formação integral tem sido balizada por dois eixos: a cidadania e mundo do trabalho. As EEEPs surgem como estratégicas entre a integralização dos princípios humanísticos e científicos com o mundo do trabalho. Nesse estudo buscamos refletir sobre como a formação integral é pensada/ construída por docentes em 5 EEEPs no Ceará. As escolas alvo da pesquisa foram escolhidas mediante sua proximidade da Capital Fortaleza, balizadas pelo discurso da SEDUC (2018) na época de serem localidades com projeções de desenvolvimento econômico e/ou localizadas em áreas de vulnerabilidade social. Refletiremos como docentes pensam/percebem a formação integral e o ensino profissionalizante mediante suas experiências. Mais especificamente buscamos compreender como docentes ressignificam em suas experiências práticas as intenções teóricas da integralidade expressas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Profissional (2013). Como a formação integral- humanística e técnica- é possível dentro da realidade escolar nas EEEPs implementadas? Quais os desafios, implicações e motivações dessa modalidade de ensino a partir do habitus docente e escolar?. Nosso posicionamento epistemológico e teórico-metodológico parte da analise complexa e fenomenológica, utilizando de entrevistas semiestruturadas para compreender o habitus que se constrõe nas experiências das EEEPs.

Presidente - 2079646 - CARLOS HENRIQUE LOPES PINHEIRO
Externo ao Programa - 1689607 - MARIO HENRIQUE CASTRO BENEVIDES