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Banca de DEFESA: ISAAC BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAAC BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO
DATA: 30/01/2018
HORA: 17:30
LOCAL: Sala 218 Campus das Auroras
TÍTULO:

Os múltiplos sentidos da interdisciplinaridade: concepções e práticas docentes nas escolas públicas de ensino médio do maciço do Baturité.


PALAVRAS-CHAVES:

Interdisciplinaridade; Educação Básica; Ensino Médio; Currículo e Autonomia Docente.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

A relação educação, ensino e interdisciplinaridade vem, desde a reformulação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996 (LDB 9.394/96), tendo destaque nas demais políticas educacionais que a sucederam. Refletir a perspectiva interdisciplinar como estratégia didática e mediadora do processo ensino/aprendizagem envolve, especialmente na educação básica: a) analisar as fronteiras impostas pela disciplinarização do conhecimento; e, em consequência disso, b) examinar a disposição dos conteúdos programáticos e as ínfimas condições de flexibilização dos currículos previamente estabelecidos. Decorre daí algumas inquietações: a interdisciplinaridade é, afinal, uma preocupação dos docentes da educação básica? Se sim, como tem sido pensada, trabalhada, desenvolvida no ambiente escolar? Enfim, como os professores refletem e desenvolvem ações consideradas por eles e pela escola como interdisciplinares? Este trabalho discute como a perspectiva interdisciplinar é percebida, planejada e vivenciada nas escolas públicas de ensino médio da macrorregião do Maciço do Baturité no Estado do Ceará a partir das práticas dos docentes deste nível de ensino. Foram realizadas visitas às escolas com o intuito de compreender como os grupos gestores encaram estas questões institucionalmente e, em sequência, foram realizados grupos focais nas escolas com professores de diferentes áreas do saber. Constatamos, ao longo da pesquisa, que o sistema de ensino apresenta vários desafios para a implementação da interdisciplinaridade e que quando esta é efetivada, consolida-se a partir da iniciativa pessoal e articulação coletiva entre os professores de cada disciplina, estabelecendo-se, prioritariamente, a partir de projetos extracurriculares e do uso criativo de “brechas” institucionais que o sistema de ensino oferece. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2079646 - CARLOS HENRIQUE LOPES PINHEIRO
Interno - 1960486 - ANTONIO VIEIRA DA SILVA FILHO
Interno - 2996336 - JEANNETTE FILOMENO POUCHAIN RAMOS
Externo ao Programa - 2337331 - PEDRO ROSAS MAGRINI
Notícia cadastrada em: 22/01/2018 09:29
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