Notícias

Banca de DEFESA: MÁRCIA MARIA DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIA MARIA DE ALBUQUERQUE
DATA: 12/01/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Campus das Auroras Bloco A sala 218
TÍTULO:

TRANSFORMANDO ESTIGMA EM ORGULHO:

PENSAR IDENTIDADES À LUZ DO PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

DA ESCOLA PROFESSOR MÁRIO SCHEMBERG (2014-2016)


PALAVRAS-CHAVES:

Lei 10.639/03. Currículo. Raça. Racismo. Pensamento decolonial.


PÁGINAS: 199
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

No Brasil, a Lei 10.639/03 estabelece a obrigatoriedade dos conteúdos relativos à história e cultura africana e afro-brasileira no currículo da educação básica. De acordo com a lei, o conteúdo programático a ser considerado deve incluir, ainda, aspectos relativos à luta do povo negro brasileiro e suas contribuições para a formação da sociedade nacional e promover o ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.  Durante o período de 2014 a 2016, desenvolvemos na escola, por iniciativa dos professores (as), uma série de atividades relacionadas às questões étnico-raciais através do Projeto Consciência Negra. A pesquisa que ora desenvolvemos se coloca como uma possibilidade de escuta dos sujeitos da escola, no sentido de compreendermos as questões que envolvem os temas raça/racismo, a partir das suas contribuições individuais e coletivas, partindo da hipótese de que a negritude é um processo em construção. Por meio de uma abordagem crítico-reflexiva e considerando a escola um espaço em movimento, propício à produção de novos sujeitos e a uma práxis revolucionária, pretendemos revisar aspectos conceituais, epistemológicos, pedagógicos e políticos implicados na ideia de raça/racismo, onde o pensamento decolonial (ARIAS, 2010), (WALSH, 2009), (GROSFOGUEL, 2007, 2008, 2013) e (QUIJANO, 2000) entraria como pressuposto metodológico principal. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos a pesquisa qualitativa, documental, bibliográfica, autobiográfica e participativa, através de uma perspectiva transdisciplinar, onde a prática dialógica de (FREIRE, 1987) significa um recurso para a abordagem dos sujeitos da pesquisa e do conhecimento produzido pelos mesmos, principalmente quando propomos trabalhar com os “círculos de cultura”.  A principal referência bibliográfica para desenvolver minha autobiografia se dá através dos estudos de (SOUZA, 1983). O racismo é conduzido pela mão de (CÉSAIRE, 1978) e a partir de (QUIJANO, 2000) abordaremos a questão da raça. As Diretrizes Curriculares, através de seus princípios, colocam para as escolas a possibilidade de entender os dispositivos normativos da Lei 10.639/03, não apenas como uma política de reconhecimento e valorização da história e cultura negra, que não deixa de ser extremamente relevante, mas abre a possibilidade para que sejam repensadas identidades, portanto dos (as) profissionais de ensino poderem abordar questões relativas à raça e ao racismo, temas centrais nesta pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2996336 - JEANNETTE FILOMENO POUCHAIN RAMOS
Externo ao Programa - 2417366 - ROSANGELA RIBEIRO DA SILVA
Externo à Instituição - FRANCK PIERRE GILBERT RIBARD - UFC
Notícia cadastrada em: 09/01/2018 15:33
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1