ENTRE O LITERÁRIO E A VIVÊNCIA SOCIAL: JUVENTUDES E PRÁTICAS
LEITORAS NA CONTEMPORANEIDADE
Juventude; Práticas Leitoras; Socialidades.
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que procurou perceber os sentidos assumidos pelas práticas leitoras de jovens de duas escolas públicas de Fortaleza que leem literatura por iniciativa própria, a saber: Centro de Atenção Integrada a Criança e ao Adolescente – CAIC - Maria Alves Carioca e a Escola de Ensino Fundamental e Médio Doutor César Cals. Para isso, busquei identificar os textos literários lidos pelos jovens, os elementos de caráter subjetivo-social que mobilizam os interesses literários, assim como conhecer as práticas de leitura literária realizadas pelos mesmos fora do ambiente escolar. A literatura é abordada dentro de uma perspectiva plural, contemplando diferentes gêneros, atos, gestos, como prática construída socialmente, continuamente afetada pelas mudanças sociais. Aproprio-me dos referenciais teóricos apresentados por Roger Chartier, para as questões relativas às práticas de leitura, pelo sociólogo José Machado Pais e educadores Juarez Dayrell e Paulo César Carrano para às questões concernentes às juventudes e por Michel Maffesoli para fundamentar as análises sobre as relações construídas na contemporaneidade, através da noção de socialidade. Com o interesse em me aproximar das vivências juvenis, tenho como hipótese que as relações que os jovens estabelecem com o campo literário revelam elementos desse universo. A ideia de “conversação” se apresenta como método nesta pesquisa, enquanto palavras livres e até silenciadas ocorridas nos encontros casuais com os jovens nos corredores e bibliotecas das escolas e nos encontros programados em formato de “Rodas de Conversa”. Compõem ainda o percurso metodológico desse estudo, Entrevistas Narrativas e as Notas presentes no Diário de Campo. O entrecruzamento dos saberes teóricos e empíricos apontou neste estudo uma multiplicidade de práticas leitoras e de experiências dos jovens com a literatura que exprimem relações de alteridade diante dos textos que leem encontrando sintonia com a complexidade do que vivenciam.