O ensino da arte como política de desenvolvimento social de grupos produtivos de bordados artesanais
arte, educação, artesanato e capacitação
A pesquisa discute acerca dos projetos de capacitação voltados para o artesanato e suas práticas homogeneizantes, alinhadas às práticas que têm como conceito o ideal fabril de produção no desenvolvimento de produto, que findam por gerar um produtor subalterno, desestruturando a dinâmica social local ao se retirar do campo. Aponta a importância da arte na formação de cidadãos mais conscientes de si e do mundo ao seu redor, discutindo a aura exclusivista que se gera ao se reservar a arte para poucos eleitos, bem como o elitismo da arte para diletantes, trazendo o ensino da arte e o foco nos processos criativos como caminho possível para uma capacitação libertadora que rompe com o ciclo vicioso criativo que se forma ao se levar um designer e uma estética alheia a grupos de artesãos. Discorre acerca da prática social realizada na comunidade da Linha da Serra no município de Guaramiranga-Ce, cujo objetivo foi buscar explorar o universo imagético da artesã, refletido em uma estética singular.