Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA ELIZIANE SABINO

DISCENTE: ANA ELIZIANE SABINO
DATA: 31/07/2017
LOCAL: Salas de Videoconferência, Campus da Liberdade e Campus dos Malês

Muçulmanos africanos no Ceará: narrativas e práticas religiosas contemporâneas

Islã; Africanos; Práticas Religiosas; Migrações; Muçulmanos

A presente dissertação tem como objetivo compreender como ocorrem as práticas religiosas de muçulmanos de Guiné Bissau, nas cidades de Acarape e Redenção, e os sentidos que eles atribuem às suas práticas, observando tanto a memória das práticas em seu país, quanto as diferenças notadas no local onde vivem. Os sujeitos desta pesquisa são estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – a UNILAB, e residem provisoriamente nos municípios citados, que são onde estão instalados os campi no Estado do Ceará. A partir da observação das reuniões do grupo em questão e de entrevistas com os sujeitos da pesquisa, busca-se a construção de uma narrativa etnográfica que analise as práticas religiosas da religião muçulmana como um dos elementos para a compreensão da complexidade que envolve os sujeitos que estão em trânsito, fora de seus países. A pesquisa colabora, ainda, para os estudos sobre a diversidade dos grupos islâmicos e do campo religioso brasileiro.

Presidente - 1974147 - BASILELE MALOMALO
Externo à Instituição - JULIE SARAH LOURAU ALVES DA SILVA - UCSAL
Externo ao Programa - 2122512 - PEDRO ACOSTA LEYVA
Externo ao Programa - 2279266 - RONALD APOLINARIO DE LIRA