Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAAC BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO

DISCENTE: ISAAC BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO
DATA: 31/07/2017
LOCAL: Campus das Auroras, AAN02SA03 - Sala 103 - Sala de Aula

Os múltiplos sentidos da interdisciplinaridade: concepções e práticas docentes nas escolas públicas de ensino médio do maciço do Baturité.

Interdisciplinaridade; Educação Básica; Ensino Médio; Currículo e Organização Docente.

A relação educação, ensino e interdisciplinaridade vem, desde a reformulação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996 (LDB 9.394/96), tendo destaque nas demais políticas educacionais que a sucederam. Refletir a perspectiva interdisciplinar como estratégia didática e mediadora do processo ensino/aprendizagem envolve, especialmente na educação básica: a) analisar as fronteiras impostas pela disciplinarização do conhecimento; e, em consequência disso, b) examinar a disposição dos conteúdos programáticos e as ínfimas condições de flexibilização dos currículos previamente estabelecidos. Decorre daí algumas inquietações: a interdisciplinaridade é, afinal, uma preocupação dos docentes da educação básica? Se sim, como tem sido pensada, trabalhada, desenvolvida no ambiente escolar? Enfim, como os professores refletem e desenvolvem ações consideradas por eles e pela escola como interdisciplinares? O objetivo deste trabalho visa, portanto, discutir como a perspectiva interdisciplinar é percebida, vivenciada e planejada nas escolas públicas de ensino médio da macrorregião do Maciço do Baturité no Estado do Ceará a partir das práticas dos docentes deste nível de ensino. Estão sendo feitas visitas prévias às escolas buscando compreender como os grupos gestores encaram estas questões institucionalmente e, em sequência, tem se realizado grupos focais nas escolas com professores de diferentes áreas do saber. Verificamos, em princípio, que a interdisciplinaridade se configura, prioritariamente, a partir de projetos extracurriculares e, na maioria das situações, não permeia o planejamento, os conteúdos nem, tampouco, as estratégias didáticas dos docentes investigados. Importante destacar que dispomos neste trabalho de qualificação reflexões e resultados parciais, dado que a pesquisa se encontra, ainda, em desenvolvimento.

Presidente - 2079646 - CARLOS HENRIQUE LOPES PINHEIRO
Externo ao Programa - 2333328 - FERNANDA APARECIDA DOMINGOS PINHEIRO