A Presença Negra em Aratuba: História, Memória e Educação
Memória – Rezadeiras - Oralidade – Aratuba- Educação
Esta dissertação trata-se de um estudo sobre a participação negra na formação social de Aratuba, cidade interiorana do Ceará, o que enfatiza a significância das matrizes africanas na construção da cultura cearense, já que aborda as permanências de manifestações culturais no Maciço do Baturité e na cidade supracitada. Tem como ponto de partida a investigação histórica da presença negra no Estado, buscando identificar espaços e experiências de manifestações de cultura negra em Aratuba para investigar as contribuições na formação social da região do Maciço de Baturité e, consequentemente do Estado, problematizando a relação entre o negro e a escravidão, a construção identitária negra dentro de religiões de matrizes africanas a partir do contato com rezadeiras e rezadores de Aratuba, bem como se estas permanências são trabalhadas dentro do espaço da escola após a Lei 10.639/03. A análise parte do pensar descolonial, desvinculado de conceitos ocidentais, dando visibilidade às sensibilidades, subjetividades e traços culturais com uma postura crítica e racional diante do estudo da formação identitária aratubense, não para quantificar a presença africana na cidade, mas dar visibilidade à presença do negro na fragmentação de identidades no período de globalização, através das religiões de matrizes africanas, no sincretismo a partir da relação com o cristianismo, nas tradições preservadas para as gerações futuras. Foram estas permanências visíveis na sociedade que nos fizeram conhecer através da sabedoria oral e pesquisas bibliográficas as persistências culturais repassadas às gerações atuais, que consequentemente não vão permitir o esquecimento.