Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIARA GURGEL TAVARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIARA GURGEL TAVARES
DATA: 24/07/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Campus das Auroras Bloco A sala 218
TÍTULO:

Entre o literário e a trama do social: juventudes e práticas leitoras na contemporaneidade.


PALAVRAS-CHAVES:

Juventude; Práticas de leitura; Socialidades; Imaginário


PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que procura compreender os significados assumidos pelas escolhas e práticas leitoras de jovens de duas escolas públicas de Fortaleza que leem literatura por iniciativa própria, a saber: Escola de Ensino Fundamental e Médio Doutor César Cals e o Centro de Atenção Integrada a Criança e ao Adolescente – CAIC - Maria Alves Carioca. Para isso, busco identificar os textos literários lidos pelos jovens e os elementos de caráter subjetivo-social que são mobilizados no processo das escolhas, assim como conhecer as práticas de leitura literária produzidas fora do ambiente escolar. Com o interesse de me aproximar do imaginário e das socialidades juvenis, tenho como hipótese que as relações que os jovens estabelecem com o campo literário revelam elementos desse universo. Aproprio-me das análises de Michel Maffesoli sobre as relações construídas na contemporaneidade para compreender os sentidos das práticas leitoras juvenis, seguindo contornos que atentem para responder: “o que motiva as escolhas literárias dos jovens?” Dessa forma, a leitura literária é abordada dentro de uma perspectiva plural, contemplando diferentes gêneros, atos, gestos, hábitos, espaços, como prática construída socialmente, continuamente afetada pelas mudanças sociais. O viés teórico-metodológica deste estudo combina princípios da Epistemologia do Cotidiano de Michel Maffesoli com princípios da Epistemologia Decolonial, expressos no pensamento de teóricos como Boaventura de Sousa, por problematizar as relações hierárquicas de saber e  poder construídas na modernidade,  tão comuns no espaço do “fazer ciência” no Ocidente. Esses princípios são assumidos como orientação nesta pesquisa, que acredita que é no diálogo entre saberes, nas experiências do cotidiano e na  perspectiva de falar “com” – ou seja de construir “com’ os jovens essa produção de forma a fugir de roteiros previamente fechados ou definidos – que ocorre maior aproximação da realidade. Desse modo, a ideia de “conversação” se fundamenta como método, enquanto diálogos estabelecidos com os jovens nos corredores ou nas bibliotecas das escolas e por falas livres, espontâneas, organizadas em “rodas de conversa”. Compõem ainda esse estudo, entrevistas narrativas e as notas de campo presentes no diário. O entrecruzamento dos saberes teóricos e empíricos vem revelando  neste estudo uma variedade de práticas leitoras e sentimentos que perpassam o universo dos jovens que nos afasta de toda tentativa de produzir uma síntese totalizante.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1960486 - ANTONIO VIEIRA DA SILVA FILHO
Interno - 2079646 - CARLOS HENRIQUE LOPES PINHEIRO
Externo à Instituição - CRISTINA MARIA DA SILVA - UFC
Externo à Instituição - KLEYTON RATTES GONÇALVES - UFC
Notícia cadastrada em: 30/06/2017 12:14
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1