Banca de DEFESA: FRANCISCO FABRICIO DA CUNHA ALVES

DISCENTE: FRANCISCO FABRICIO DA CUNHA ALVES
DATA: 22/02/2024
LOCAL: Campus Auroras - Sala de Vídeo Conferência

A VISÃO IMAGÉTICO-PENSANTE DE DELEUZE: O CINEMA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE FILOSOFIA.

Cinema; Ensino; Ferramenta; Filosofia.

A pesquisa em questão tem como objetivo investigar as abordagens metodológicas empregadas no ensino da disciplina de Filosofia no Ensino Médio, com ênfase na utilização de recursos visuais, como fotografias, vídeos, documentários, pinturas e, notadamente, o uso do cinema como ferramenta didática. O relacionamento entre imagem retratada pelo cinema, saber e ensinoaprendizagem mostra-se, como o principal foco de abordagem desta pesquisa. Dessa forma, buscase avaliar a integração da linguagem cinematográfica no ambiente educacional do Ensino Médio, bem como as questões metodológicas, teóricas e epistemológicas enfrentadas pelos professores de Filosofia ao incorporar esses recursos audiovisuais em sua prática educativa. Os conceitos expostos nas obras de Gilles Deleuze, Imagem-movimento e Imagem-tempo, são utilizados como fundamentação teórica para a argumentação. Consequentemente, este estudo enfatiza a importância das imagens cinematográficas na construção do conhecimento em Filosofia, uma vez que a disciplina é obrigatória em todas as instituições de ensino no país. Através do cinema, os jovens têm a oportunidade de explorar os aspectos filosóficos do pensamento. O professor tem a capacidade de apresentar uma situação de aprendizado específica e fornecer recursos, mas da maneira como o aluno organiza e utiliza esses recursos é uma responsabilidade pessoal. Como resultado, o processo de aprendizagem se torna uma construção ativa e única para o estudante, permitindo que ele estabeleça suas próprias conexões de significado e explore diversas perspectivas durante sua jornada educacional. O professor, ao compreender o uso adequado do cinema na sala de aula, pode empregar essa tecnologia como uma ferramenta potente no ensino de Filosofia, conectando o conteúdo filosófico com as cenas selecionadas para exibição. Por fim, são apresentadas as considerações finais que destacam a relevância do desenvolvimento desta pesquisa, considerando os desafios enfrentados e os resultados obtidos até o momento.

Presidente - 1960486 - ANTONIO VIEIRA DA SILVA FILHO
Externo ao Programa - 2130819 - FRANCISCA ROSALIA SILVA MENEZES
Interno - 2079545 - FRANCISCO VITOR MACÊDO PEREIRA
Externo à Instituição - Sylvia Beatriz Bezerra Furtado - UFC