Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIENAI DE SOUSA LIMA ALVES

DISCENTE: ELIENAI DE SOUSA LIMA ALVES
DATA: 11/12/2023
LOCAL: Google Meet

A GESTÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIOEMTEMPOINTEGRAL PADRE SARAIVA LEÃO, EM REDENÇÃO- CE

Gestão escolar; gestão democrática; Ensino Médio.

O texto consiste em uma análise da gestão educacional na escola de ensino médioemtempo integral Padre Saraiva Leão, em Redenção-Ceará, buscando identificar seosprincípios da gestão democrática são exercidos no cotidiano escolar. Comoosprincípios da gestão democrática- que são transparência e impessoalidade, autonomiaeparticipação, liderança e trabalho coletivo, representatividade e competência –sãopercebidos e postos em prática? Para subsidiar a análise foram realizadas entrevistascom os sujeitos envolvidos no processo, no caso a gestão escolar, os professores ealunos da unidade de ensino pesquisada, membros da comunidade e análise dedocumentos produzidos pela escola e pelo poder público (SEDUC/CE, MEC, CNE, etc.). Para construir diálogo com fontes orais e escritas, a pesquisa segue umaabordagem qualitativa dos instrumentos utilizados e a revisão bibliográfica de estudosrelacionados aos temas da gestão escolar e democrática. Os resultados parciais dainvestigação apontam indícios que existem esforços para a construção de uma GestãoDemocrática e Participativa na EEMTI Padre Saraiva Leão, mesmo os organismoscolegiados não atuando efetivamente. Os gestores, embora reconheçama importânciaelegitimidade resultante do processo participativo, nem sempre contamcoma família doseducandos para que se efetive a gestão democrática e participativa na escola. Jáosorganismos colegiados, mesmo tendo seus membros, possuem uma atuação modesta, muitas vezes sendo limitada a convocações extraordinárias.

Externo à Instituição - ADRIANA MOTA DE OLIVEIRA SIDOU - SME
Presidente - 1561853 - EDSON HOLANDA LIMA BARBOZA