Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTÓNIO IMBANA JUNIOR

DISCENTE: ANTÓNIO IMBANA JUNIOR
DATA: 13/12/2023
LOCAL: Sala 322 - Bloco C - Auroras

O turismo em Guiné Bissau: uma análises entre o que é dito e é falado no arquipiélago dos Bijagós

Bolama Bijagós; sustentabilidade; turismo; África ocidental.

A presente pesquisa propõe-se a discutir a relação entre o turismo e a sustentabilidade no arquipélago Bolama Bijagós e investigar as possíveis tensões existentes entre a prática do turismo e ameaças do mesmo a sustentabilidade, assim como questão do pertencimento dos guineenses ao território de Bolama Bijagós/ Guiné-Bissau, África Ocidental. A pesquisa faz parte de um projeto de pesquisa coletivo com título “Gêneros e Feminismos na África Global: conhecimento, cultura e poder. O trabalho evidencia as inconsistências nas políticas para manutenção da sustentabilidade voltadas ao turismo". O objetivo geral desta pesquisa visa analisar as inconsistências entre o discurso e a prática no turismo do arquipélago de Bolama Bijagós. Para nortear o objetivo geral, temos os seguintes objetivos específicos: 1) compreender como o turismo se relaciona com os aspectos voltados ao direito, permanência dos corpos nos arquipélagos de Bijagós. 2) Refletir sobre as narrativas da perspectiva do desenvolvimento sustentável. 3) compreender como o turismo naquela região fomenta a colonialidade do poder. A metodologia se desenvolveu por meio da análise bibliográfico em diálogo com o caso estudado; análises do discurso proposta por Charaudeau: foi aplicada aos discursos do ministro de turismo Fernando Vaz (2019 até julho de 2023) durante os governos dos presidentes José Mário Vaz (2014 até 2020), e Umaro Sissoco Embaló (de 2020 a 2023), estes registros são de campanha publicitária oficial do governo para o desenvolvimento do turismo nos arquipélagos de Bolama Bijagós. Como elemento relevante para o análises, serão realizadas entrevistas com estudantes bijagós da unilab ceará, residentes nos municípios de Redenção e Acarape, Ceará. Entre os resultados preliminares podemos afirmar que os discursos oficiais publicitários ilustram que o tipo de turismo que é realizado naquela localidade é mais voltado para o público estrangeiro, especificamente europeu. Enquanto esse tipo de desenvolvimento turístico garante o acesso e circulação de europeus através da venda de pacotes turísticos, a ocupação hoteleira priva a população local do usufruto da paisagem e dos recursos doarquipélago. Ao mesmo tempo, promove atividades predatórias, como a pesca esportiva, o que vai ao encontro com o discurso de preservação do meio ambiente. A população bijagó, historicamente responsável pela manutenção de uma relação harmônica com o meio ambiente é reduzida a funções serviçais ou de entretenimento com danças locais.

Interno - 1071802 - CARLOS SUBUHANA
Externo à Instituição - FRANCK PIERRE GILBERT RIBARD - UFC