A ESCOLA NO PROCESSO DE AUTORECONHECIMENTO ÉTNICO RACIAL: A EXPERIÊNCIA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA SERRA DO EVARISTO/CE
Movimentos sociais; Relações étnico-raciais; Educação quilombola; Identidade; Participação
A dissertação consiste em um estudo etnográfico na Comunidade Quilombola Serra do Evaristo, localizada no Maciço de Baturité, interior do Ceará sobre a importância da escola no processo de autorreconhecimento da identidade étnico-racial, onde analisamos as práticas educativas desenvolvidas na escola local, com atenção especial voltada, a educação para as relações étnco-raciais. Objetivamos na pesquisa investigar como a Escola Osório Julião, vem cooperando no processo de autorreconhecimento da identidade étnico-racial quilombola, vivenciado pela população do Quilombo do Evaristo, observando a participação de todos os segmentos, que atuam na constituição e direcionamento das práticas educativas desenvolvidas na escola da comunidade. No sentido de garantir que a educação escolar quilombola assegurada pela lei como fruto da luta do movimento quilombola, seja de fato materializada por meio da práxis das|os que fazem o acontecer da educação no cotidiano da instituição, que conduz a modalidade da educação em seu sentido formal dentro do território. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e de campo com entrevistas e observação participante, para se chegar a um conhecimento, que se propôs a buscar e apresentar alguns dados consistentes e concretos, que permeiam o percurso da edificação de uma proposta de educação antirracista, cujo desenvolvimento requer mais que mudanças elementares organizacionais, mas alterações paradigmáticas, que fundamentem a promoção de uma educação libertadora para além dos padrões vigentes.