POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA PRESENTE NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE ENFERMAGEM NA UNILAB E UFC
Política de Saúde; Educação; Currículo
O presente trabalho, tem por objetivo realizar uma análise nos Projetos Pedagógicos e Currículos dos Cursos de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB e da Universidade Federal do Ceará – UFC, na perspectiva de entender como esses PPCs incluem a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra em seus componentes. Sendo ela uma política que visa a garantia do direito ao atendimento à saúde de pessoas negras em suas especificidades e no combate a discriminações de caráter étnico-raciais e ao racismo, especificamente o racismo institucional, compreendemos a necessidade e urgência desse conteúdo ser debatido no âmbito da educação e formação de profissionais de saúde. O estudo seguiu o viés da pesquisa qualitativa e o método utilizado foi a pesquisa de análise de conteúdo, pois para além de identificar a presença da PNSIPN nos PPCs, se pretendeu com o estudo, buscar o sentido dos documentos dos Projetos Pedagógicos dos cursos. Para maior eficácia na pesquisa, também optamos pelo uso da investigação do tipo estudo de caso, mais especificamente, utilizamos o estudo de caso no tipo descritivo, que tem sido cada vez mais reconhecido como plano capaz de ofertar resultados significativos nas pesquisas e estudos. Na organização dos capítulos foi apresentada no primeiro capítulo um resgate do contexto da saúde no Brasil desde o período do Brasil Colônia até a década de 2000 em seguinte, no segundo capítulo foi abordada a temática da educação no Brasil e sua construção por intermédio dos documentos legais que normatizam a esfera da educação.