GEOGRAFIA ESCOLAR CEARENSE: REFLEXÕES SOBRE A EVOLUÇÃO DO CURRÍCULO ESTADUAL
Geografia; Currículo; Ensino; Ceará
A trajetória da ciência geográfica, desde os estudos informais até sua sistematização como
ciência no século XIX vem passando por transformações ensejadas pelo desenvolvimento
científico e pela abordagem curricular. Este projeto tem como objetivo analisar como se deu o
impacto do novo Ensino Médio para o ensino de geografia do Ceará no currículo escolar
cearense. Como procedimentos metodológicos, optamos por um estudo bibliográfico,
analisando documentos oficiais além de artigos científicos, livros e periódicos que versam
sobre a temática. Entre eles, destacam-se os estudos de Tomaz Tadeu da Silva (2013); Antônio
Flávio Moreira (2013); Sofia Lerche Vieira e Maria Gláucia Menezes Albuquerque (2001); Iná
Elias de Castro, Paulo Cesar da Costa Gomes e Roberto Lobato Corrêa (2000); Nídia Nacid
Pontuschka, Tomoko Iyda Paganelli e Núria Hanglei Cacete (2009). Além da revisão
bibliográfica, realizamos uma pesquisa documental com o material didático da coleção
Moderna Plus - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - PNLD 2021 e o livro Educação e
Semiárido: novos olhares, novos caminhos - SEDUC 2023. Com base neles, poderemos avaliar
como esses livros abordam a temática regional/local em suas produções. Nossa análise
preliminar sugere que ao longo da história do Brasil, a Geografia, que no período colonial não
era considerada uma disciplina, seria incluída em algumas escolas no período imperial com um
objetivo enciclopédico e somente a partir dos anos de 1930 se estabelece como um disciplina
escolar recorrente. Atualmente, a Geografia é uma disciplina indispensável para fomentar o
senso crítico e a análise dos elementos que compõem o espaço geográfico. Suas
transformações também são percebidas através da produção de recursos didáticos,
especialmente o livro didático, que foi aperfeiçoado ao longo do tempo, incorporando
imagens, gráficos, mapas, figuras e outros elementos.