Banca de DEFESA: MARIA ALDA DE LAVOR FREIRE

DISCENTE: MARIA ALDA DE LAVOR FREIRE
DATA: 27/11/2023
LOCAL: Sala 302-A, Campus das Auroras

Estudo de caso múltiplo das práticas pedagógicas da linguagem escrita em turmas do Infantil V

Complexidade da Linguagem escrita; Educação Infantil; Letramento e alfabetização

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa buscou analisar as práticas pedagógicas que envolvem a linguagem escrita de professoras do Infantil V de uma Escola Municipal e de um Centro de Educação Infantil da rede de ensino de Fortaleza. Desse modo, buscou descrever as práticas pedagógicas com a linguagem escrita desenvolvidas no Infantil V e relacionar o que preconizam os documentos oficiais da Educação Infantil (DCNEI, 2009; BNC, 2017) acerca da alfabetização e do letramento com as práticas pedagógicas que envolvem a linguagem escrita realizadas pelas professoras regentes das salas observadas. Para alcançar esses objetivos, a investigação recorreu às discussões sobre a linguagem verbal em sua modalidade escrita, articulada com a oralidade, refletindo sobre a complexidade desse objeto cultural como sistema de representação e prática social, como também sobre a indissociabilidade dos processos de letramento e alfabetização na Educação Infantil. Desse modo, a pesquisa apoiou-se em autores como Marcuschi (1997); Ferreiro; Teberosky (1999), Vygotsky (2007), Luria (2010), Soares (2017), Tfouni (1995), Moraes (2012), Brandão; Leal (2011), Mortatti (2010) Street (2014), dentre outros. Recorreu-se também às orientações expressas nos documentos oficiais que regem o trabalho na Educação Infantil: as DCNEI (BRASIL, 2009) e a BNCC (BRASIL, 2017). A pesquisa adotou uma abordagem de natureza qualitativa do tipo estudo de caso múltiplo e teve como campo uma Escola Municipal e um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. As participantes do estudo foram uma docente da EM e uma docente do CEI que atuavam em turmas do Infantil V. Os procedimentos metodológicos foram observações em campo, por cerca de dois meses, e entrevista ao final das observações. Outras estratégias de registro como anotações no diário de campo, fotografias, gravação de áudios e vídeos foram adotadas. Realizou-se também a aplicação de um questionário na fase exploratória da pesquisa. A análise dos dados foi subsidiada pela análise temática de conteúdo. A pesquisa constatou que as professoras exploraram a linguagem escrita com as crianças, considerando a sua complexidade, tendo em vista seu entrelaçamento com a oralidade, como também o entendimento de que a escrita pode ser concebida como um sistema de representação no qual a criança percorrer um caminho para desvendar sua lógica e prática social materializada por meio de gêneros orais e escritos. Contudo, foi possível identificar em alguns momentos, nas práticas pedagógicas realizadas pelas professoras, a escrita proposta de maneira mecânica e destituída de sentido, com pouca exploração de materiais, ambientes e posturas corporais. Ao relacionar o que preconizam os documentos oficiais da Educação Infantil (DCNEI, 2009; BNC, 2017) acerca da alfabetização e letramento com as práticas pedagógicas que envolvem a linguagem escrita realizadas pelas professoras regentes das salas observadas, foi revelado que os referidos documentos dialogam com o processo de letramento, sendo a  alfabetização invisibilizada. Consideramos que a pesquisa pode contribuir com as políticas de formação continuada voltadas para professores da Educação Infantil, por meio do aprofundamento sobre a linguagem escrita e sua complexidade e a perspectiva indissociável do letramento e da alfabetização, bem como ampliar o olhar sobre os documentos que regem essa etapa educativa.

Interno - 2079545 - FRANCISCO VITOR MACÊDO PEREIRA
Presidente - 2996336 - JEANNETTE FILOMENO POUCHAIN RAMOS