Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIA ROSEMEIRE GUEDES DA SILVA

DISCENTE: ANTONIA ROSEMEIRE GUEDES DA SILVA
DATA: 24/11/2023
LOCAL: sala 115-C, AURORAS UNILAB

A DUPLA FACE DA INCLUSÃO: a Sala de Recursos Multidisciplinar como estratégia pedagógica para estudantes com deficiência na Educação Escolar Indígena da comunidade Pitaguary, Ceará

Inclusão; Pitaguary; Educação Indígena; Sala de Recursos; Formação de Professores.

A inclusão tem sido um tema bem debatido nos dias atuais como sinônimo da promoção da igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade. Em função disso, o objetivo da pesquisa é analisar as práticas inclusivas nas salas de recursos multidisciplinares em escolas indígenas na comunidade Pitaguary. A base teórica dos últimos 10 anos, de 2013 a 2023, nos permitiu considerar que a inclusão na perspectiva sociocultural e das deficiências é uma abordagem fundamental para promover uma sociedade mais igualitária e inclusiva. Essa perspectiva reconhece a importância de valorizar e respeitar a diversidade, adaptando práticas e políticas para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas capacidades, tenham acesso igual a oportunidades, recursos e participação na comunidade. A pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-interpretativo, irá produzir dados em conversas gravadas em áudio, autorizadas, com professoras de duas escolas indígenas da rede estadual de ensino fundamental e médio, de Maracanaú e Pacatuba, Ceará. A interpretação e análise dos dados será feita em categorias de análise que buscarão responder às questões: Quais são os principais desafios que você enfrenta como professor ao promover a inclusão de pessoas com deficiência, e como você lida com esses desafios? Como você faz as adaptações curriculares e dos métodos de ensino para atender às necessidades específicas dos estudantes com deficiência? Esperamos que os resultados da análise apontem para um letramento indígena inclusivo, cujo ambiente seja mais igualitário e que as crianças com deficiência dessas escolas possam integrar-se ao ambiente escolar com êxito na aprendizagem. Os achados darão subsídios para novos [e outros] caminhos inclusivos, sócio e culturalmente, nas escolas indígenas.

Interno - 2079646 - CARLOS HENRIQUE LOPES PINHEIRO
Externo ao Programa - 1127296 - GERANILDE COSTA E SILVA