Banca de DEFESA: NATHALIA ALVES DE OLIVEIRA

DISCENTE: NATHALIA ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Campus das Auroras, sala C115

Percepções do/no urbano: reflexões a partir das narrativas juvenis unilabianas e da produção de ocupações criativas no interior do Ceará.

Juventudes universitárias; Urbano; Ocupações criativas; Narrativas juvenis.

O processo de interiorização do ensino superior, no Brasil, acarreta um conjunto de transformações, sejam educacionais, econômicas, culturais, sociais, ou mesmo populacionais, em contextos específicos. É em uma dessas especificidades que esse processo se enraíza na cidade de Redenção, localizada no Estado do Ceará, através da instalação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), paulatinamente se consolidando como uma nova centralidade da educação, e possibilitando a entrada de um contingente estudantil na cidade, principalmente no urbano. Essas alterações geram impactos nos territórios intraurbanos da cidade, a partir da intensificação de demandas ou a constituição de novas, tais como: habitação, saneamento básico, equipamentos públicos, iluminação, espaços urbanos para atividades de lazer, encontro, socialização e vivências. O presente contexto gera inquietações, a partir do vislumbre das relações que as juventudes universitárias passam a estabelecer com os territórios, constituindo-se, assim, o objetivo de analisar e refletir sobre como as juventudes universitárias, unilabianas, percebem e se percebem dentro da estrutura urbana de Redenção, e como elas buscam, mediante estes sentidos, criar estratégias de pertencimentos, a partir de ocupações criativas dos espaços urbano públicos. O objetivo disposto é pesquisado em uma perspectiva interdisciplinar, visto a multidimensionalidade que acompanha os objetos de estudo e, metodologicamente, por meio da abordagem qualitativa, tomando como método o estudo de caso, e técnicas, como a observação participante e as entrevistas, que possibilitaram contato com as narrativas dos sujeitos, acerca das experiências cotidianas de uso dos territórios intraurbanos da cidade. Na perspectiva de pensar o objetivo deste trabalho, ou seja, analisar as percepções do urbano pelas juventudes, abordaremos as dinâmicas territoriais produzidas por eles, que serão vislumbradas, aqui, enquanto ocupações criativas atividades que podem indiciar as percepções dos sujeitos, suas relações com os territórios e possibilitar a aproximação necessária que possa mediar o acionamento de sujeitos para as entrevistas. Destarte, com as entrevistas e colhimento das narrativas, em conjunto com as observações e escutas, poderemos identificar e analisar as percepções que são produzidas, através da mobilidade juvenil no urbano.

Presidente - 2079646 - CARLOS HENRIQUE LOPES PINHEIRO
Interno - 3064241 - LUIS CARLOS FERREIRA