Banca de DEFESA: ANTONIO LEONARDO FREITAS SIQUEIRA

DISCENTE: ANTONIO LEONARDO FREITAS SIQUEIRA
DATA: 15/09/2023
LOCAL: Local: Campus das Auroras, sala C115

A FORMAÇÃO HUMANO-INTEGRAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A PROPOSTA EDUCATIVA DA ESCOLA FRANCISCA PINTO DOS SANTOS EM OCARA-CE.

Educação do Campo; Formação Humana-Integral; Escola.

As escolas do campo apresentam uma proposta educativa que promovem a formação humano- integral dos sujeitos educados. Nessa perspectiva, esse modelo educacional é fruto de políticas públicas gestadas por meio da organização e da luta coletiva dos movimentos sociais por uma educação de qualidade para os camponeses (as). Nesse contexto, o presente trabalho objetiva compreender e discutir a contribuição da Educação do Campo na formação humano-integral dos educandos (as) da Escola Francisca Pinto dos Santos- (Ocara-CE), e, nisso, visa ao desenvolvimento da cidadania da juventude camponesa mediante a constituição de sujeitos críticos e engajados em suas realidades humanas e sociais. Para tanto, nossa metodologia constou de leitura e revisão de material bibliográfico; discussão da organização curricular do estabelecimento de ensino com foco na parte diversificada; apresentação e discussão dos trabalhos dos componentes curriculares: Prática Social e Comunitária (PSC); Organização do Trabalho e Técnica Produtiva (OTTP), e, sobretudo, do Projeto de Estudo Pesquisa- (PEP)- na discussão das pesquisas estudantis. Ademais, tivemos visitas de campo, entrevistas semiestruturadas com sujeitos focais como: docentes das disciplinas da base diversificada e educandos (as) da terceira série do ensino médio. Desse modo, entendemos que a proposta da Educação do Campo na Escola Francisca Pinto dos Santos (Ocara-CE) é um terreno fecundo e próspero para se pensar a formação humano-integral da juventude camponesa através da constituição de sujeitos ativamente integrados em seus contextos sociais, favorecendo, assim, o exercício da cidadania cotidiana.

Presidente - 2079646 - CARLOS HENRIQUE LOPES PINHEIRO
Interno - 3064241 - LUIS CARLOS FERREIRA