Banca de DEFESA: TÂNIA MARIA DE GÓES

DISCENTE: TÂNIA MARIA DE GÓES
DATA: 28/06/2023
LOCAL: Sala 209, Bloco C, Campus das Auroras, Redenção/CE

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE REDENÇÃO (CEARÁ)

Relações étnico-raciais; Formação inicial e continuada de professores; racismo

O objetivo central desta pesquisa foi compreender as trajetórias de formação inicial e continuada dos (as) professores (as) que atua na escola E.M.E.I.E.F. Doutor Edimilson Barros de Oliveira e a escola E.M.E.I.E.F. Sebastião José Ribeiro, analisando em que medida essas trajetórias formativas contribuem para práticas docentes antirracistas em sala de aula e para a incorporação de discussões das questões étnico-raciais para a formação educacional dos alunos do ensino fundamental ano iniciais; A metodologia empreendida foi o estudo de caso, realizou-se entrevistas com 08 (oito) professoras das duas escolas supracitadas, inclui-se como procedimentos metodológicos: a observação in loco e análise documental dos projetos pedagógicos das escolas lócus da pesquisa. Os dados empíricos e documentais foram analisados à luz do referencial teórico de Munanga (2003, 2005), Gomes (2021), Ribeiro (2019), Freire (1981, 1996, 2000) entre outros. A pesquisa apontou para a importância dos princípios e orientações destas legislações e das orientações presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para a formação de professores(as) e dos(as) alunos(as). Para termos uma escola comprometida com a educação antirracista, para termos um ambiente escolar com educadores(as) e profissionais da educação que identificam e combatam o racismo é crucial o investimento na formação dos(as) professores(as), assim como, envolver todos que fazem parte da comunidade escolar, incluindo a comunidade externa à escola.

Presidente - 1217639 - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA BERRAOUI
Interno - 1304426 - ARILSON DOS SANTOS GOMES