Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDEMIZA CORREIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDEMIZA CORREIA DA SILVA
DATA: 21/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: CAMPUS DAS AURORAS
TÍTULO:

Projetos pedagógicos interdisciplinares sustentáveis de rearborização: contribuições para a vida profissional dos/as docentes em uma escola de ensino fundamental em Ocara, Ceará.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental. Projetos sustentáveis. Interdisciplinaridade.


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

As questões ambientais mundiais giram em torno da implantação de práticas sustentáveis e
soluções para descarte seguro de todo o resíduo já produzido. Para tanto, há que se investir em
conscientização e preparar as novas gerações para serem profissionais comprometidos/as com
o meio ambiente e o bem estar global. Não temos dúvidas que a solução científica está
profundamente enraizada na Educação e em seu poder de transformação dos hábitos sociais.
Dentro deste contexto é que esta pesquisa científica em nível de mestrado tem por objetivo
geral Identificar as contribuições das Práticas Pedagógicas Interdisciplinares Sustentáveis de
rearborização do Instituto Educacional Maria Áurea (IEMA) e do bairro São Marcos em
Ocara, Ceará, sobre as práticas profissionais de seus/as docentes. Importante ressaltar que
esta ação de identificação será efetivada dentro do contexto de construção e realização
coletiva docente de um projeto pedagógico interdisciplinar sustentável na área da educação
ambiental voltado à rearborização do IEMA e do bairro São Marcos. Desta forma, os/as
docentes da citada escola participarão do processo coletivo de construção e realização de um
projeto interdisciplinar sustentável de rearborização. Em paralelo esta pesquisa buscará
Elaborar um diagnóstico acerca dos projetos já realizados pelo IEMA acerca da
sustentabilidade ambiental, de modo a saber seus objetivos, contribuições e como foram
desenvolvidos. E posteriormente, buscar-se-á também Conhecer as aprendizagens no campo
pedagógico bem como os desafios vivenciados pelos/as docentes quanto à construção e
realização coletiva deste projeto pedagógico interdisciplinar sustentável de rearborização. A
pesquisa aqui proposta é de natureza básica e abordagem qualitativa, uma vez que visa
compreender as Práticas pedagógicas e desenvolver projeto ambiental para tentar promover
melhoria na qualidade de vida de toda a comunidade local. Tem como método
técnico/procedimental a Pesquisa-ação, quanto ao objetivo é exploratória, com base empírica.
As técnicas a serem empregadas para coleta/geração de dados/informações serão:
Levantamento de informações sobre a escola, observação direta, entrevista, instrumento
questionário aberto e diário de campo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Presidente - 1127296 - GERANILDE COSTA E SILVA
Externo ao Programa - 1159972 - IZABEL CRISTINA DOS SANTOS TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 20/12/2022 08:50
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1