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Dissertações |
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CECILIA MARIA LIMA SILVA
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O USO DE ETNOMODELOS SUSTENTÁVEIS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BARREIRA/CE
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Data: 30/01/2023
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A Matemática, muitas vezes, é vista como algo difícil de se aprender, em virtude de o ensino ser desenvolvido de forma distante da realidade dos estudantes, não fazendo com que eles relacionem os princípios matemáticos com seu cotidiano. Um ramo da Educação Matemática que busca trabalhar com os conhecimentos e princípios matemáticos desenvolvidos a partir da própria realidade do educando é a Etnomatemática. A Modelagem Matemática, por sua vez, busca aprimorar o ensino da Matemática por meio da construção de modelos que possibilitam ao discente criar e analisar os conceitos e os princípios matemáticos a partir de sua realidade. Desta forma, a junção da Etnomatemática com a Modelagem Matemática é desenvolvida a partir da ideia de Etnomodelagem, que trabalha com situações-problema existentes na realidade dos alunos, buscando desenvolver um ensino mais efetivo e coerente com suas necessidades e dificuldades na aprendizagem de Matemática, proporcionando aos discentes relacionar e construir seu próprio conhecimento a partir de saberes e culturas do seu cotidiano. Assim, por meio da ideia de Etnomodelagem é desenvolvida a perspectiva dos etnomodelos, ferramentas pedagógicas construídas a partir de aspectos, formas e meios presentes no cotidiano do estudante, para melhorar o processo de aquisição do conhecimento. A partir dessa perspectiva, surgiu a necessidade de investigar a contribuição da etnomodelagem e dos etnomodelos para o ensino da Matemática. Desse modo, o objetivo geral do trabalho é o de compreender os limites e as possibilidades do uso de etnomodelos sustentáveis de matemática nos anos finais do ensino fundamental em Barreira-CE. O percurso metodológico deste trabalho foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, com uso dos temas metodológicos da pesquisa-formação com professores de Matemática do Município de Barreira. Ao trabalhar com um curso de formação para os professores, utilizando etnomodelos sustentáveis como estratégia para melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Matemática, dentre os achados da pesquisa constatam-se infinitas possibilidades de utilização dos etnomodelos matemáticos aliados às noções de sustentabilidade. As ações de reaproveitamento, reutilização e reciclagem de materiais para a construção dos etnomodelos são formas efetivas de relacionar os conceitos e princípios matemáticos com aspectos do cotidiano do aluno. Por fim, conclui-se que os etnomodelos sustentáveis são estratégias pedagógicas eficientes e pertinentes para serem inseridas em de sala de aula, já que permitem a aquisição de novas habilidades e aprendizagens inerentes à realidade escolar e aprimoram as relações e as trocas de conhecimentos entre docentes e discentes.
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LUIS MOREIRA DE OLIVEIRA FILHO
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SOCIOBIODIVERSIDADE, TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS E ESTRATÉGIAS CURRICULARES: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES PARA OS SUJEITOS DE ESCOLAS DO CAMPO DO ENSINO MÉDIO DO CEARÁ
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Data: 30/01/2023
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Este trabalho, Sociobiodiversidade, Tecnologias Sustentáveis e Estratégias Curriculares: Desafio se Implicações para os Sujeitos de Escolas do Campo do Ensino Médio do Ceará apresenta a seguinte questão norteadora: como as estratégias curriculares de escolas do campo de ensino médio têm fortalecido a identidade dos sujeitos do campo, a cultura camponesa, a sociobiodiversidade e a sustentabilidade nos assentamentos de reforma agrária a partir da visão da comunidade escolar e de lideranças do assentamento rural? Importa considerar que a pesquisa tem como objetivo central, investigar as estratégias curriculares de escolas do campo de ensino médio e suas implicações para os sujeitos do campo, da identidade camponesa, da cultura, da sociobiodiversidade, sustentabilidade e desenvolvimento de tecnologias sociais em assentamentos de reforma agrária. E como objetivos específicos, propõe-se: identificar as estratégias pedagógicas de escolas do campo de ensino médio e suas implicações para os sujeitos nas comunidades de assentamento rural; analisar como as escola do campo tem fortalecida a identidade camponesa, a sociobiodiversidade e sustentabilidade das comunidades do assentamento a partir das práticas educativas e das falas dos sujeitos; descrever como as escolas do campo têm consolidado atividades curriculares nos seus espaços de aula, integradas à organização do trabalho, técnicas produtivas e desenvolvimento de tecnologias sociais, contribuindo assim para o desenvolvimento rural. A referida pesquisa interdisciplinar teve abordagem qualitativa através do método materialista histórico-dialético de Marx, tendo em vista que o Campo e Educação do Campo estão em movimento contínuo nas tensões das lutas dos contrários e de suas visões de mundo, de sujeitos e de educação. Para isso, a pesquisa se constitui em um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de natureza exploratória e descritiva. Além do mais, como técnicas de coletas de dados, foram realizadas entrevistas, aplicação de questionários e análise documental. O campo da pesquisa se deu em duas escolas: EEM Florestan Fernandes e EEM Francisco Araújo Barros por estar entre as escolas do campo com maior tempo de funcionamento, desde o ano de 2010. E os sujeitos da pesquisa foram alunos, professores, gestores, representantes de comunidade dos assentamentos e ex-alunos, que foram selecionados através de amostragem não probabilística do tipo intencional.
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ANA FLÁVIA ALVES NOGUEIRA
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QUALIDADE FUNCIONAL E MICROBIOLÓGICA DE BLENDS DE CHÁS COMERCIALIZADOS NO ESTADO DO CEARÁ
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Data: 31/01/2023
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O chá é uma bebida preparada a partir da infusão de partes de plantas. Nas últimas décadas, os blend de ervas vêm ganhando destaque no comércio devido a diversas alegações benéficas à saúde, sendo uma destas, a redução do excesso de peso. Estes blends são derivados de plantas medicinais e agregam benefícios à saúde humana por apresentarem propriedades antioxidantes, como é o caso da Camellia sinensis, planta base destes chás, rica em compostos fenólicos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a qualidade de compostos funcionais e microbiológica de cinco blends de chás consumidos no Ceará. Os chás foram avaliados pelo seu teor de vitamina C, utilizando o método de Tilmans, os polifenóis extraíveis totais (PET), utilizando o método que se baseia na oxidação dos fenolatos pelo reagente Folin-Ciocalteau, a atividade antioxidante pelo método que consiste na captura de radicais livres-ABTS e análise da qualidade microbiológica, utilizando as metodologias descritas no Manual de análises bacteriológicas (2021) e contagem de Escherichia coli utilizando a metadologia da APHA (2015). Todas as análises foram realizadas nos laboratórios do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará – UFC. Os resultados mostraram que para vitamina C, o toer encontrado foi bem abaixo do preconizado pelas DRI’s desta vitamina, os valores máximos chegaram a aproximadamente 2mg Vit C/100ml, porém, o contrário foi positivo em relação ao teor de polifenóis e seu poder antioxidante, apresentando valores que variaram entre 29,45 a 203,74 EAG/100g e 14,53 a 30,89 µM Trolox/g, respectivamente. Quanto aos resultados da análise microbiológica, todas as amostras foram negativas para Salmonella spp e a contagem de Escherichia coli foi <3,0 NMP/g. Conclui-se que como fonte vitamina C, os chás não são as melhores fontes, mas que em relação as demais análises funcionais, os chás podem ser utilizados como produtos beneficos a saúde, já que possuem ação antioxidante, prevenindo o organismo da ação dos radicais livres. Quanto à segurança microbiológica, todas as amostras analisadas estão dentro dos padrões microbiológicos preconizados pela Instrução Normativa da Anvisa 60/2019 para chás e não oferecem riscos à saúde quanto à quantidade de bactérias patogênicas, além disso, os chás podem trazer benefícios ao organismo se utilizados de maneira correta.
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JOSÉ CLEILSON DE PAIVA DOS SANTOS
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TURISMO E IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS EM ÁREAS LITORÂNEAS: ESTUDO DE PERCEPÇÃO NA PRAIA DE MORRO BRANCO-CEARÁ
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Data: 31/01/2023
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Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar os impactos socioambientais relacionados com as atividades turísticas percebidas na praia de Morro Branco, Beberibe, Ceará, Brasil. Parte-se do pressuposto que os impactos socioambientais oriundos dos empreendimentos turísticos na perspectiva de produção, desenvolvimento e transformação é uma realidade inegável e preocupante do ponto de vista sustentável. Desse modo, esta pesquisa analisou o relacionamento dos envolvidos com o turismo local para compreender o real impacto ocasionado pela falta de planejamento, principalmente nos aspectos social, cultural e econômico da comunidade situada em seu entorno. Este estudo analisa as políticas turísticas e a legislação municipal quanto ao processo de incentivo que promovem o desenvolvimento do turismo local. Este é um estudo de caso exploratório de natureza básica com abordagem qualitativa. Em relação as técnicas de coleta de dados e geração de informações empregou-se a observação direta, entrevistas não diretivas e o instrumento do questionário aberto. Quanto as técnicas de análise, aplicou-se a interpretação de conteúdo e análise do discurso narrativo sócio-histórico contextual. Em relação aos resultados constatou-se pouca efetividade do poder público e pouco envolvimento da população no tocante aos impactos socioambientais na praia de Morro Branco. Conclui-se que para obtermos uma resposta significativa em relação as atividades turísticas em áreas litorâneas são necessárias ações que promovam a sustentabilidade por meio da educação ambiental, além da sensibilização da população local sobre a necessidade de preservar o meio ambiente a fim de garantir um ambiente equilibrado para as futuras gerações.
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ANA MARIA ALVES DA SILVA
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O FUNDO ESTADUAL DE COMBATE À POBREZA (FECOP) COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA UM CEARÁ SUSTENTÁVEL: ANÁLISE SÓCIO ECONÔMICA DO PROGRAMA MAIS INFÂNCIA.
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Data: 12/05/2023
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O desenvolvimento econômico mundial, ao longo dos séculos, muitas vezes trouxe, nos seu cerne, a desigualdade social crônica. O papel do Estado via Políticas Públicas sempre foi questionado, estudado e avaliado. Terá ele uma função crucial na redução desta desigualdade social? Ou apenas deve ser um construtor de mecanismos de aceitação destas desigualdades? Muitos autores discorrem sobre métodos e estratégias das Políticas Públicas há anos, mas, de fato, qual contribuição destas para a melhoria da dignidade humana? Surge, assim, uma preocupação mundial com a proliferação da pobreza e da extrema pobreza, passando a fazer parte dos Objetivos da ONU na sua Agenda 2030. Neste cenário, trazendo para o Estado do Ceará a discussão, a presente dissertação tem por objetivo analisar, via modelagens estatísticas e entrevistas, o impacto do Programa Mais Infância, da Secretaria de Proteção Social do Estado, com uso dos recursos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (FECOP), na população atendida, nos âmbitos sociais, econômicos e de sustentabilidade. Além disso, pretende estudar as diferentes percepções conceituais e históricas da pobreza no mundo e suas relações com aspectos econômicos e políticos e propor uma análise de resultados do Programa Mais Infância de forma a contribuir com o FECOP e SEPLAG em novos planejamentos e perfis de Programas de Combate a Pobreza. Para isso, inicia-se o estudo de Politicas Públicas, com base nos principais pesquisadores do tema, passando para a visão conceitual de pobreza e sua correlação com as Políticas Públicas do Estado do Ceará, mais especificamente o Programa Mais Infância e, por fim, desenvolve-se todo o conteúdo voltado para as análises dos impactos sociais e econômicos do ponto de vista do beneficiário.
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MIRIAN RAQUEL DO NASCIMENTO FERNANDES
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CISTERNAS DE PRODUÇÃO DO P1+2 COMO TECNOLOGIA PARA O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR EM ICÓ, CEARÁ, BRASIL
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Data: 29/05/2023
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O semiárido cearense é uma das regiões que mais sofre com o agravamento das questões climáticas, tendo como consequência estiagens severas com diminuição das médias pluviométricas, e aumento da temperatura que gera diminuição nos níveis hídricos do estado, e consequentemente afeta o sistema produtivo familiar. Para enfrentamento dessas questões, foi criado em 2007, o programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), que tem como estratégia desenvolver tecnologias de acesso à água voltadas a produção de alimentos para as famílias rurais do semiárido brasileiro. Diante disso, objetivou-se com este trabalho apresentar as cisternas de produção do P1+2, como tecnologia para o fortalecimento da agricultura familiar no município de Icó-CE. A metodologia empregada é de abordagem mista com procedimento descritivo-exploratório do tipo estudo de caso, desenvolvida a partir de dados secundários do Instituto Elo Amigo (ELO AMIGO), instituição executora do programa no município. Os resultados apontaram que em relação a caracterização dos beneficiários do programa P1+2, no município de Icó – CE, do ano de 2019, a maior parte dos beneficiários eram do sexo feminino (74%), autodeclarados de cor ou raça parda (78%), com educação básica completa (médio completo, 34,3%), compostos por famílias com até três membros (45,7%) e com idade entre 31 anos e 40 anos (45,7%). Os diagnósticos produtivo e hídrico das famílias antes da implantação do programa, apontaram que as famílias mantinham uma produção diversificada, a cisterna de placa apareceu como sendo uma das principais fontes hídricas para manutenção da família e das atividades produtivas. De modo geral, os dados apontaram que a partir do acesso ao programa P1+2 (fomento), as famílias puderam ter as suas atividades produtivas fortalecidas nas áreas de cultivo, criação animal, agroindústria familiar e produção de artesanato. Ao que tange o atendimento das funções atribuído aos projetos produtivos, todas as famílias tiveram aumento da eficiência dentro subsistemas e do fortalecimento da relação com o mercado. Quanto a renda, sendo supridas as necessidades alimentares, as famílias podem comercializar o excedente produtivo e com isso gerar uma melhoria de renda. Por fim, a estrutura gerada pelo programa, dá um suporte para que as famílias possam manter uma condição de produção, ao menos mínima no período de estiagem, dando sustentabilidade às condições de trabalho no campo.
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SAMIRA LOPES DE ALMEIDA
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AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO CONSUMO DE DIETAS COM DIFERENTES PERCENTUAIS DE FIBRA ALIMENTAR DO BAGAÇO DO CAJU EM RATAS
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Orientador : JULIANA JALES DE HOLLANDA CELESTINO
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Data: 25/08/2023
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Subprodutos como o caju são ricos em fibra alimentar e estudos têm revelado efeitos positivos do consumo desse tipo de fibra como suplemento alimentar, como em parâmetros relacionados à obesidade. No entanto, ainda não há estudos avaliando os efeitos de diferentes percentuais de fibra do caju em modelos de suplementação alimentar e no esvaziamento gástrico. Diante disso, o presente trabalho objetivou avaliar o efeito de diferentes percentuais da fibra do caju suplementada a ração normal em ratas, através do consumo alimentar, parâmetros murinométricos bioquímicos, hematológicos, murinométricos, na composição corporal e no esvaziamento gástrico. Para isto, o bagao do caju foi submetido a etapas de processamento para obtenção do material em aspecto farináceo, realizada a avaliação da composição centesimal e preparação das dietas suplementadas com farinha do bagaço do caju. Foram utilizadas 24 ratas Wistar com 60 dias de vida (180 g), quatro grupos (n=6). Os animais receberam água e ração ad libitum. O grupo controle (GC) dieta padrão e os demais grupos D1, D2 e D3 receberam ração padrão suplementada com fibra do caju totalizando, (7,5%. 10% e 12,5%), respectivamente, por cinco semanas. As análises murinométricas foram realizadas antes e ao final do experimento. O consumo de água e ração e a pesagem dos animais foi realizada diariamente. Os animais foram submetidos ao período de jejum de 8 h ao final das cinco semanas. Para avaliação do esvaziamento gástrico os animais receberam por gavagem 1,5 ml da refeição teste de vermelho de fenol (solução glicosada 5%, vermelho de fenol 0,75 mg.ml), anestesiados com xilazina (10 mg/kg) e cetamina (80 mg/kg) para coleta de amostras de sangue por via periorbital para análises bioquímicas e hematológicas. Em seguida, os animais foram laparatomizados para retirada do estômago e intestino delgado, os conteúdos gástricos e intestinal removidos, centrifugados e os sobrenadantes analisados. Os resultados foram analisados com base na curva padrão de vermelho de fenol e a quantidade retida no estômago em relação ao grupo controle. A análise da composição centesimal indicou teor de 41% de fibra total, seguido de outros constituintes. Os dados do consumo de água revelam diferença significativa do grupo D3 em relação a GC e D1 (P<0,05). Em relação ao consumo de ração foi observada diferença de consumo GC vs D3 (P<0,01). Os dados da avaliação murinométrica sobre o do ganho de peso corporal mostraram que não houve diferença significativa entre os grupos analisados, mas um aumento em relação ao período de cinco semanas. Esses dados foram reforçados pelas análises do índice de Lee e de bioimpedância. No perfil bioquímico foi observada diferença na análise de albumina. As análises hematológicas revelaram diferenças significativas quanto a hemácias, HB HT, VCM, HCM, RDW-SD e linfócitos entre os grupos. Na análise do teste de retenção gástrica, no período pós-prandial de 8 min, não houve diferenças significativas em relação ao grupo controle, mas a retenção foi maior no estômago comparado as porções do intestino delgado. Portanto, considera-se que a suplementação de dietas com fibra alimentar do bagaço do caju atuou de forma benéfica para os animais avaliados no período de cinco semanas nos parâmetros avaliados.
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LUÍS CARLOS CAVALCANTE NETO
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Saberes Populares e o uso das Plantas Medicinais: Estudo Etnobotânico em Redenção
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Data: 19/09/2023
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Esse trabalho objetivou desenvolver um estudo sobre saberes populares e o uso da plantas medicinais a partir de um ambiente escolar, na cidade de Redenção, Ceará. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso. O tipo de abordagem é qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorrereu através de um questionário semiestruturado para professores da escola Professora Maria Augusta Russo dos Santos, rede pública, fundamental II. A pesquisa foi realizada nos meses de outubro a dezembro de 2022. Após a interpretação dos dados, buscou-se classificar o nome científico, características de plantas, propriedades e funcionalidade das ervas medicinais. A pesquisa revelou que os professores obtêm conhecimentos relevantes sobre as plantas medicinais, porém esse conhecimento é pouco compartilhado dentro do ambiente escolar, evidenciando a necessidade de relacionar saberes populares e conhecimento científico, tanto para tratar de doenças comuns como para aprofundar estudos etnobotânicos voltados para sustentabilidade local.
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ERASTO GONÇALVES DE OLIVEIRA
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Uso de macrófita como alternativa de adubação orgânica na cultura da alface.
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Data: 09/10/2023
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Resumo:
O uso de resíduos de macrófitas de forma sustentável na adubação dos cultivos agrícolas pode ser uma opção viável na substituição parcial ou total de adubos orgânicos com efeitos reconhecidos na produção. Nessa perspectiva, buscou-se com o presente trabalho, avaliar os efeitos da aplicação de macrófita Salvinia sp via solo como adubação orgânica, nos aspectos biométricos e fisiológicos de plantas de alface, buscando-se estabelecer seu uso como uma tecnologia viável e sustentável, dentro principalmente da agricultura de base agroecológica. Para isto, foi realizado um experimento na Fazenda Experimental Piroás, pertencente à Universidade da Integração Interacional da Lusofonia Afro-Brasileira, localizada em Redenção, Ceará. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, em uma área medindo 10,0 m x 22,0 m, com 4 blocos, cada bloco subdividido em 6 canteiros independentes contendo as doses do adubo (D0: 0; D1:4 kg m-2 de macrófita, D2: 8 kg m-2 de macrófita; D3:12 kg m-2 de macrófita; D4:16 kg m-2 de macrófita) + testemunha adicional (14 kg m-2 de esterco bovino), totalizando 24 subáreas experimentais. As variáveis biométricas avaliadas foram: número de folhas (NF), altura (A), diâmetro do caule (DC), diâmetro da copa (DP), massa fresca (MF) e massa seca (MS). As variáveis fisiológicas foram: condutância estomática (gs), taxa de transpiração (E), fotossíntese (A) e índice relativo de clorofila (IRC). Os resultados demostraram que as doses de macrófita D2 (8 kg m-2) e D4 (16 kg m-2) produziram os mesmos efeitos alcançados pela testemunha adicional (Esterco bovino). Diante do exposto, conclui-se que a macrófita aquática Salvinia sp, se mostrou bastante promissora para ser utilizada como alternativa de adubação orgânica na cultura da alface, em comparação ao esterco bovino.
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PAULO RICARDO MATOS SAMPAIO
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POTENCIAL ENERGÉTICO E TRATAMENTO SUSTENTÁVEL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDO NA MACRORREGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ-CEARÁ
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Data: 10/10/2023
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A crescente urbanização e o aumento do poder aquisitivo da população proporcionam um maior consumo de produtos industrializados, os quais implicam uma geração elevada de resíduos. No Brasil, uma quantidade considerável de resíduos sólidos urbanos ainda é disposta de forma inadequada (lixões e aterro controlado), o que compromete a qualidade do meio ambiente e da saúde humana. Atualmente, em países desenvolvidos, muitas tecnologias são empregadas visando ao reaproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos, dessa forma, garante-se uma destinação adequada a eles, além de geração de energia elétrica. Para a região do Maciço de Baturité, localizada no estado do Ceará, há uma estimativa de crescente geração de resíduos, que poderiam ser reaproveitados energeticamente. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo do potencial energético e tratamento sustentável dos resíduos sólidos urbanos na macrorregião do Maciço de Baturité, Ceará, a fim de verificar a possibilidade da implantação de uma usina de recuperação energética de resíduos sólidos urbanos a partir do seu tratamento térmico. A metodologia do trabalho compreende um estudo de caso do tipo exploratório de natureza básica, tendo uma abordagem de pesquisa quantitativa e qualitativa. Os resultados obtidos a partir de dois cenários – um considerando a reciclagem de materiais e outro não – demonstraram que a implantação da usina é viável economicamente, a qual, nos dois cenários, pode gerar de eletricidade, respectivamente, 21.384,10 kWh e 26.783,31 kWh. Quanto à análise da emissão de gases de efeito estufa, para os três cenários analisados, o cenário de reciclagem e aterro sanitário apresentou a maior emissão líquida de gases de efeito estufa, 32.774 toneladas de dióxido de carbono equivalente por ano. Já para o cenário de reciclagem e tratamento térmico, as emissões chegam a 10.344 toneladas de dióxido de carbono equivalente por ano. Considerando que 100% dos resíduos sólidos urbanos recebam tratamento térmico, o resultado líquido de emissões de gases de efeito estufa é 18.882 toneladas de dióxido de carbono equivalente por ano. Esse estudo pode fomentar o interesse dos gestores municipais em relação ao aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos, que, aliado à reciclagem, pode garantir sua destinação final ambientalmente adequada.
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ANTONIO CARLOS GARCIA DE OLIVEIRA
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Análise da implementação do plano de logística sustentável e gestão de resíduos eletroeletrônicos em instituições brasileiras de ensino superior.
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Data: 28/11/2023
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No cenário contemporâneo das instituições de ensino públicas brasileiras, a preocupação com a sustentabilidade e gestão de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) tem se tornado cada vez mais crucial. No entanto, esses resíduos ainda não são tratados com a devida importância pela sociedade e poder público. Assim, os Planos de Logística Sustentável PLS tornam-se ferramenta de planejamento para a sustentabilidade e gestão sustentável dos REEE nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Esta pesquisa teve como objetivo analisar o PLS e as práticas de sustentabilidade e gestão de REEE na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), bem como compará-los com os de outras quatro IFES brasileiras de contexto sociodemográfico distinto da UNILAB. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, utilizando como fontes os PLS publicados nos sites das IFES e um questionário com questões abertas, aplicado aos gestores dessas IFES. A análise dos dados foi realizada com base na Instrução Normativa 10 de novembro de 2012, que orienta a elaboração dos PLS, e em critérios de avaliação da qualidade dos planos e das práticas de sustentabilidade e gestão de REEE. Os resultados demonstram que a UNILAB não possui PLS ou desenvolve práticas de sustentabilidade ou ações específicas para gestão de REEE. Em contrapartida, as IFES pesquisadas dispõem do PLS e empreendem diversas iniciativas relacionadas à sustentabilidade. É perceptível que a gestão de REEE nessas instituições é frequentemente limitada a ações pontuais, centradas principalmente na coleta de pilhas, baterias, lâmpadas, celulares e acessórios. Além disso, os PLS das universidades evidenciam uma carência de conhecimento e/ou controle no que tange à conformidade com as legislações pertinentes à gestão adequada dos REEE gerados no âmbito dessas universidades.
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FÁUSIA DA VERÓNICA EDUARDO PAFO
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ARARUTA ‘COMUM’ COMO FONTE ALTERNATIVA NA SEGURANÇA ALIMENTAR: ANÁLISE PÓS-COLHEITA EM FUNÇÃO DE CONDIÇÕES E TEMPOS DE ARMAZENAMENTO
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Orientador : JULIANA JALES DE HOLLANDA CELESTINO
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Data: 06/12/2023
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Estudos e técnicas de pós-colheita na cultura de araruta ‘Comum’ são de extrema importância para proporcionar maior durabilidade e vida longa aos rizomas, além disso é importante que se conheçam as características nutricionais da fécula como alimento. Diante disso, este trabalho teve como objetivo principal avaliar diferentes condições de armazenamento dos rizomas de araruta ‘Comum’ (Maranta arundinaceae L.), em intervalos de tempo pós-colheita, sobre as características físicas dos rizomas, o rendimento e a qualidade da fécula obtida. O plantio foi desenvolvido na fazenda experimental da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e posteriormente os rizomas foram armazenados e extraída a fécula no laboratório de pós-colheita da UNILAB. As análises físico-químicas e tecnológicas da fécula foram realizadas no laboratório de cereais da Universidade Federal do Ceará (UFC). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, no esquema de parcelas subsubdivididas, com três repetições. As parcelas foram constituídas por duas condições de armazenamento dos rizomas: em ambiente resfriado (geladeira em 4 ºC) e em temperatura ambiente (24 a 30 ºC), ambas temperaturas em caixa de papelão. As subparcelas foram constituídas por quatro tempos de armazenamento (0, 15, 30, 45 dias). Foram feitas análises físicas dos rizomas como comprimento, peso e diâmetro, caracterização físico-química como teor de umidade, cinzas, proteínas bem como pH e acidez total, e propriedades tecnológicas como poder de inchamento, índice de absorção em água e óleo, bem como análise de microscopia eletrônica de varredura. Os resultados da análise física dos rizomas (comprimento) apresentaram uma redução no seu tamanho, murchando e perdendo a sua forma, já o peso dos rizomas ao longo do armazenamento apresentou uma redução de uma perda de massa de 58,6% e 67,1% para as condições de armazenamento, já para o diâmetro o armazenamento em geladeira proporcionou menores resultados no diâmetro do rizoma em comparação ao armazenamento em temperatura ambiente. Já o rendimento da fécula manteve-se dentro dos padrões com uma média geral de 24,76% e 25,29 %. A Caracterização físico-química da fécula como umidade, cinzas e proteínas manteve-se dentro dos padrões exigidos para as féculas em ambas condições de armazenamento. Os valores de pH foram de 7,5 no início do ciclo de armazenamento, valores estes que estão de acordo com a literatura. No final do ciclo o pH apresentou valores inferiores a 7, enquanto os valores da acidez estavam de acordo com a literatura, isso no início do armazenamento. Já aos 26 e 45 dias apresentou um aumento, excedendo os padrões esperados. As análises tecnológicas como o poder de inchamento e índice de solubilidade em água demonstraram que a fécula tem uma capacidade ótima na absorção de água. Já os valores de Indice de absorção em água, e em óleo foram baixos, tornando assim a fécula bastante interessante para as indústrias alimentícias. A análise de microscopia de varredura apresentou grânulos com uma estrutura lisa, sem apresentar porosidade superficial ou irregularidades. A temperatura ambiente no final do ciclo de armazenamento mostrou-se mais resistente ao tempo de armazenamento, conservando melhor as características físicas dos rizomas, quando comparada a temperatura resfriada (geladeira). Para os rizomas da araruta ‘Comum’ o tempo ideal e as melhores condições de armazenamento é de 0,15 até 30 dias, para ambas as temperaturas (geladeira, 4 ºC.; temperatura ambiente, 24-30 ºC).
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FÁBIO MORAIS DA SILVA
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GARRAFADAS MEDICINAIS COMERCIALIZADAS EM FEIRAS LIVRES: PERFIL BIOQUÍMICO E MICROBIOLÓGICO
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Orientador : MARIA DO SOCORRO MOURA RUFINO
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Data: 13/12/2023
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O hábito da utilização de plantas medicinais, com foco em tratar enfermidades básicas, está fundamentado em experiências de antepassados familiares e ritos religiosos. O saber popular manifestado com o uso de plantas medicinais engarrafadas, tem sido expandido em feiras livres e seu uso frequente pode ocasionar possíveis problemas à saúde, devido ao excesso de compostos presentes. Portanto, é indispensável verificar as possíveis espécies de ervas que são adicionadas na formulação desse produto medicinal, tendo como base conhecimento científico, de forma a permitir seu uso de forma segura e racional. Diante do exposto, esta pesquisa teve como objetivo analisar os compostos bioquímicos, bem como o perfil microbiológico dessa bebida medicinal. No total, 10 garrafadas medicinais foram selecionadas, de forma aleatória, em diferentes pontos comerciais (feiras livres) no município de Redenção-CE, com os seguintes rótulos: G1 (embiratanha, jucá e unha de gato); G2 (ameixa, aroeira e jucá); G3 (anjico, cajueiro e jurema); G4 (babosa; uchi amarelo e unha de gato); G5 (aroeira, cravo da índia e jucá); G6 (alho, gengibre e romã); G7 (camomila, cidreira e hortelã); G8 (boldo, hortelã e laranja); G9 (jenipapo) e G10 (cravo da índia e espinheira santa). Na primeira etapa, cada garrafa foi investigada, por meio da literatura, quanto ao nome científico das ervas, as partes botânicas utilizadas para a elaboração da bebida e, por último, se a patologia descrita no rótulo está de acordo com os diferentes usos terapêuticos. Na segunda etapa foram realizadas em cada amostra as análises de vitamina C total, polifenóis extraíveis totais e atividade antioxidante total pelo método ABTS. Para a terceira etapa, foi realizada a análise microbiológica, por meio do método de contagem em placa em profundidade, pour-plate. O estudo permitiu relacionar as seguintes ervas presentes nos rótulos aos usos terapêuticos: G1 (anti-inflamatório e antioxidante); G2 (anti-inflamatório e antioxidante); G3 (antioxidante, anti-inflamatório, analgésico e antimicrobiano e cicatrizante); G4 (antioxidante, antibacteriano, anti-inflamatório e antibactericida); G5 (antioxidante, anti-inflamatório, analgésico, úlceras, gastrite, ferimentos e antisséptico); G6 (antioxidante, anti-inflamatório, expectorante e hipotensora); G7 (ansiolítico, anti-inflamatório, ansiedade e antiespasmódico); G8 (antioxidante, anti-inflamatório, ansiolítico e antiespasmódico); G9 (anemia e icterícia) e G10 (úlceras e gastrite). As amostras G4 e G5 apresentaram os valores mais altos de vitamina C (72 mg/100g). Quantos aos polifenóis presentes a amostra G6 (4,33 mg EAG/100g) destacou-se entre as demais, como também em sua elevada capacidade antioxidante (3,26 mg/100g) estando de acordo com as propriedades terapêuticas encontradas. De um total de 10 amostras, 5 apresentaram crescimento microbiano. Desse modo, 90% das garrafadas analisadas se encontram dentro dos limites estabelecidos para contagem de bactérias (<10 UFC/mL). Entretanto, com relação a contaminação por fungos, apenas 50% das preparações estão em conformidade com as recomendações (<104 UFC/mL), para produtos não estéreis, preconizadas pela Farmacopeia Brasileira. Torna-se de fundamental importância as boas práticas de fabricação (BPF) dessa bebida medicinal, sob a supervisão de um profissional capacitado, viabilizando o uso racional das plantas medicinais, evitando possíveis intoxicações.
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CILMARA TALYNE DE ARAUJO COSTA
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SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO MICROTERRITÓRIO II DO MACIÇO DE
BATURITÉ: DIAGNÓSTICO E CARACTERIZAÇÃO
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Data: 18/12/2023
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A agricultura convencional tem trazido graves consequências aos ecossistemas, diante a estas problemáticas os sistemas agroflorestais (SAFs) se apresentam como solução à superação de tais desafios. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo realizar o diagnóstico e caraterização de SAFs em sistemas de produção da agricultura familiar nos munícipios de Acarape, Baturité, Capistrano e Redenção na região do Maciço de Baturité. Para tanto, entrevistas foram realizadas por meio de um roteiro semiestruturado, com perguntas objetivas e subjetivas aos agricultores(as) familiares. Os dados coletados foram trabalhados em gráficos e tabelas, levando em consideração aspectos socioeconômicos e questões socioculturais com ênfase na sustentabilidade. Os agricultores participantes das entrevistas foram pré-identificados com o auxílio de instituição de assistência técnica a agricultores dos municípios de Acarape e Redenção, Secretaria de Agricultura e Pecuária e Pesca do município de Capistrano; e em grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Desenvolvimento Rural da Unilab que atua no município de Baturité. No total, foram identificados 14 sistemas agroflorestais distribuídos nos municípios. Destes, há predomínio de áreas entre 1 e 2 hectares, em sua maioria geridos por agricultores do sexo masculino. Entre os cultivos identificados se destacam as frutíferas, culturas anuais, hortaliças e espécies arbóreas, havendo a integração com a criação de pequenos animais a exemplo de aves. Os SAFs avaliados convergem para os grupos de caracterização denominados de quintais agroflorestais, SAFs silviagrícolas e SAFs biodiversos. Observou-se expressiva importância dos SAFs nas unidades familiares em função da diversidade de produtos e da produção descentralizada ao longo do ano. Os sistemas agrícolas avaliados denotam uso da terra com fortes influências socioculturais, geração de benefícios ambientais como a preservação da biodiversidade, fortalecimentos das relações familiares e comunitárias, além da promoção da segurança e soberania alimentar das famílias.
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ALDEMIZA CORREIA DA SILVA
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Contribuições e Desafios de Projetos Pedagógicos Interdisciplinares Sustentáveis em uma escola de ensino Fundamental em Ocara, Ceará
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Data: 29/12/2023
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Esta pesquisa científica, em nível de mestrado, objetivou de modo geral identificar as contribuições e desafios de Projetos Pedagógicos Interdisciplinares Sustentáveis no Instituto Educacional Maria Aurea (IEMA) em Ocara, Ceará, para as práticas docentes. Ressalta-se que esta identificação ocorre no contexto de planejamento e realização coletivo docente de um projeto pedagógico interdisciplinar sustentável na área da Educação Ambiental. Em paralelo, buscou elaborar um diagnóstico dos projetos já realizados pelo IEMA, referentes à sustentabilidade ambiental, de modo a saber seus objetivos, contribuições e como foram desenvolvidos. A pesquisa é de natureza básica e abordagem qualitativa, uma vez que visa compreender as Práticas pedagógicas e desenvolver projeto ambiental para tentar promover melhoria na qualidade de vida de toda a comunidade local. Tem como método procedimental inspirado na Pesquisa-ação e, quanto ao objetivo, é exploratória com base empírica. As técnicas empregadas para construção de dados foram: Levantamento de informações sobre projetos, observação direta, instrumento questionário semiaberto e diário de campo. Os resultados obtidos sobre as análises dos Projetos Pedagógicos que já eram realizados no IEMA mostram que as estratégias/práticas pedagógicas mais usadas eram a leitura e o desenho; os participantes dos projetos eram aprendentes da turma específica na qual foi aplicado e a professora responsável pela aplicação, tendo em alguns casos a participação dos pais/mães/responsáveis; e, quanto às principais dificuldades encontradas para a construção e resultados dos ro•etos, a artici a ão dos/as a rendentes e dos ais/mães/res onsáveis foram
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JOELMA DE MELO BARROSO
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE GUAIÚBA - CEARÁ
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Data: 29/12/2023
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Os Parâmetros Curriculares Nacionais alertam que a solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade e depende da relação que se estabelece entre sociedade/natureza, tanto na dimensão coletiva quanto na individual. Desta forma, a Educação Ambiental na escola significa repensar sobre a garantia da sustentabilidade dos recursos naturais do planeta Terra, em que somente através da educação podemos construir uma sociedade mais sustentável, socialmente justa e ecologicamente equilibrada. Dentro desse contexto realizamos uma pesquisa intitulada Educação ambiental, Sustentabilidade e as Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: percepção de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Guaiúba-Ceará. Almejamos com estudo compreender como as abordagens pedagógicas aplicadas desenvolvam nos estudantes uma mudança de comportamento, objetivando alcançar o desenvolvimento sustentável a partir de ações, concepções e mudanças de hábito, visando uma relação mais harmoniosa com o planeta. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar as contribuições trazidas pelas práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola na área da Educação Ambiental com foco na percepção de estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, o método indutivo, com abordagem qualitativa/quantitativa, para a coleta de dados aplicamos um questionário semiestruturado com questões abertas e, também, questões fechadas para compreender suas visões sobre as práticas pedagógicas interdisciplinares relacionadas ao meio ambiente. Para a realização das análises do conteúdo recorremos à estatística descritiva e os resultados da pesquisa revelam que precisamos estimular e desenvolver nos alunos ações em defesa do meio ambiente mostrando que algo pode ser feito para mudar na dimensão social, ambiental e econômica.
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