Banca de DEFESA: JULIANA FERNANDES DA SILVA QUEIROZ

DISCENTE: JULIANA FERNANDES DA SILVA QUEIROZ
DATA: 05/12/2022
LOCAL: Campus das Auroras - Sala 214C

O ENSINO DA MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM COOPERATIVA: TECENDO CAMINHOS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA A PARTIR DA EEM DIONE MARIA BEZERRA PESSOA – PACAJUS/CE

Aprendizagem Cooperativa. Cidadania planetária. Ensino da Matemática. Narrativas autobiográficas.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

A educação na totalidade tem sofrido influências que alicerçam políticas educacionais, influenciam diretrizes, formações e materiais de estudo. Nesse contexto, são experimentadas iniciativas educacionais que possam atender às demandas atuais da sociedade. Dentre as quais, destaca-se a Aprendizagem Cooperativa (AC). Apresenta-se neste trabalho uma investigação cuja autora atuou como docente no Ensino da Matemática (EDM) com a utilização da metodologia da AC. A intervenção se desenvolveu na escola EEM Dione Maria Bezerra Pessoa (EDP), no município de Pacajus - Ceará – Brasil. Esta pesquisa é orientada pela seguinte pergunta: como o EDM pautado nos elementos teóricos e metodológicos da AC, pode colaborar para o desenvolvimento de uma formação voltada para a cidadania planetária junto a estudantes do Ensino Médio, da escola regular EDP no município de Pacajus - Ceará – Brasil? Partindo dessa indagação, elaborou-se o presente projeto de pesquisa que tem como objetivo geral compreender como o EDM pautado nos elementos teóricos e metodológicos da AC, pode colaborar para o desenvolvimento de uma formação voltada para a cidadania planetária junto a estudantes do Ensino Médio, da escola regular EDP. Para alcançá-lo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: problematizar o EDM no contexto brasileiro contemporâneo, considerando as tensões e contradições presentes nos currículos escolares que emergem das demandas postas pela sociedade; discutir os elementos históricos, teóricos e metodológicos que fundamentam a AC e suas relações com o EDM; compreender os contributos teóricos e metodológicos da AC para a colaboração e fortalecimento de uma formação voltada para a cidadania planetária no contexto de egressos do Ensino Médio e por fim, identificar, a partir de narrativas autobiográficas desenvolvidas junto a estudantes da EDP, os contributos da AC para o seu processo de formação. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza pelos elementos da abordagem qualitativa, usando-se como estratégia de investigação a pesquisa narrativa, tomando como unidades de análise narrativas autobiográficas, com inspirações dos círculos reflexivos dialógicos,  afim de privilegiar o significado individual e o reconhecimento da importância da interpretação da complexidade, características do estilo indutivo da técnica de pesquisa. Realizou-se também uma revisão de literatura que apontou esta pesquisa um estudo inédito.  O lócus da pesquisa é a escola pública de ensino regular  EDP, instituição onde obtive experiência com a metodologia da AC. Os sujeitos das narrativas são alunos egressos da referida escola de 2018 e 2019, selecionados pelos seguintes critérios: egressos de turmas de 3º ano do EM da Escola investigada; terem participado das oficinas de AC no EDM; terem disponibilidade/aceitação/voluntária para participar da investigação. Os resultados obtidos apresentam que EDM com a AC promoveu um ensino transformador, conscientizador, reflexivo, crítico;  contribuiu para o subsídio das habilidades sociais, diferentes formas de pensar e agir perante as relações sociais e ambientais; fomentou a empatia, aceitação, tolerância e comunicabilidade. Concluí-se que  o  EDM pautado nos elementos teóricos e metodológicos da AC, pode colaborar para o desenvolvimento de uma formação voltada para a cidadania planetária junto a estudantes do Ensino Médio, da escola regular EEM Dione Maria Bezerra Pessoa no município de Pacajus - Ceará – Brasil.

Presidente - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS