AS CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO À VIDA DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE GUAIÚBA (CE).
Educação ambiental. Práticas pedagógicas. Conscientização ambiental.
Dentre as responsabilidades da escola está a responsabilidade em realizar/desenvolver ações e
reflexões para tratar das questões do nosso cotidiano e temas que permitam a articulação do
trabalho pedagógico envolvendo estudantes, docentes, gestão escolar e comunidade. Assim, a
escola pode influenciar e transformar a nossa estudantil nos diversos âmbitos sejam eles:
pessoal, familiar, na comunidade em que estão inseridos. Nesse sentido, é que a presente
pesquisa versa sobre as Práticas pedagógicas em educação ambiental vivenciadas por alunos/as
do 2o ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação José Ivanilton Nocrato, no
município de Guaiúba (CE). Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, o método
empregado será o indutivo, com abordagem qualiquantitativa, a mesma tem como objetivo
geral: Identificar as contribuições trazidas pelas práticas pedagógicas desenvolvidas pela
Escola na área da Educação Ambiental para com a vida desses/as estudantes. E por objetivos
específicos: Analisar como se dá a participação desses/as estudantes no processo de
planejamento e execução destes projetos pedagógicos na área da Educação Ambiental bem
como Verificar até que ponto esses/as discentes conseguem levar essas aprendizagens
realizadas/apreendidas no campo da Educação Ambiental para o convívio familiar. Para a
coleta de dados será aplicado um questionário semiestruturado com questões abertas e,
também, questões fechadas. Contudo, caso seja necessário também lançaremos mão de entrevistas. Para a realização das análises do conteúdo recorremos à estatística descritiva.