Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA FERNANDES DA SILVA QUEIROZ

DISCENTE: JULIANA FERNANDES DA SILVA QUEIROZ
DATA: 05/07/2022
LOCAL: Campus das Auroras - Sala 203 - C

O ENSINO DA MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM COOPERATIVA: TECENDO CAMINHOS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA

Aprendizagem Cooperativa. Cidadania planetária. Ensino da Matemática. Narrativas autobiográficas.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

A educação na totalidade tem sofrido influências neoliberais, no Ceará não tem sido diferente. Essas, tem alicerçado políticas educacionais, influenciado diretrizes, formações e materiais de estudo. A difusão da educação nesse viés tem fomentado e influenciado de maneira silenciosa a produções de ensino-aprendizagem inclinados a tendências pedagógicas não críticas, dicotomizando as realidades educativas e sociais, bem como desconsiderando o triângulo primordial dependente do “indivíduo, ambiente e sociedade” exposto por Ubiratan D'Ambrósio, que rege toda vida no planeta. A decisão de caminhar na contramão do neoliberalismo, tem se intensificado em algumas práticas educacionais, tais como a aprendizagem cooperativa (AC). O ensino da matemática transdisciplinar proporciona o entendimento/compreensão da relação do triângulo primordial. Partindo de uma experiência participante enquanto docente, aplicado ao ensino da matemática com a utilização da metodologia da AC na escola EEM Dione Maria Bezerra Pessoa (EDP) no município de Pacajus - Ceará – Brasil surge o objeto de investigação que rege esta pesquisa, apontado pela seguinte pergunta: como o ensino da matemática pautado nos elementos teóricos e metodológicos da AC, pode colaborar para o desenvolvimento de uma formação voltada para a cidadania planetária junto a estudantes do ensino médio, da escola regular EDP no município de Pacajus - Ceará – Brasil? Partindo dessa indagação, elaborou-se o presente projeto de pesquisa que tem como objetivo geral compreender como o ensino da matemática pautado nos elementos teóricos e metodológicos da AC, pode colaborar para o desenvolvimento de uma formação voltada para a cidadania planetária junto a estudantes do ensino médio, da escola regular EDP. Para alcançá-lo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: problematizar o ensino da matemática no contexto brasileiro contemporâneo, considerando as tensões e contradições presentes nos currículos escolares que emergem das demandas postas pela sociedade; discutir os elementos históricos, teóricos e metodológicos que fundamentam a aprendizagem cooperativa e suas relações com o ensino da matemática; compreender os contributos teóricos e metodológicos da aprendizagem cooperativa para a colaboração e fortalecimento de uma formação voltada para a cidadania planetária no contexto de egressos do ensino médio e por fim, identificar, a partir de narrativas autobiográficas desenvolvidas junto a estudantes de uma escola pública de ensino médio localizada no município de Pacajus - Ceará - Brasil, os contributos da AC para o seu processo de formação. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza pelos elementos da abordagem qualitativa, usando-se como estratégia de investigação a pesquisa narrativa, tomando como unidades de análise narrativas autobiográficas que privilegiam o significado individual e o reconhecimento da importância da interpretação da complexidade, características do estilo indutivo da técnica de pesquisa. O lócus da pesquisa é a escola pública de ensino regular  EDP, instituição onde obtive experiência com a metodologia da AC. Os sujeitos das narrativas são alunos egressos da referida escola, selecionados pelos seguintes critérios: haver participado com aproveitamento das oficinas de aprendizagem cooperativa no ensino da matemática oferecidos na escola; declaração de disponibilidade para participar da pesquisa, heterogeneidade de sexos, diferentes escolhas para prosseguimento de vida adulta, sejam estas para a via acadêmica e/ou inserção imediata ao mercado de trabalho.

Presidente - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS