Banca de QUALIFICAÇÃO: CECILIA MARIA LIMA SILVA

DISCENTE: CECILIA MARIA LIMA SILVA
DATA: 05/07/2022
LOCAL: Sala 203, Bloco C, Auroras

O USO DE ETNOMODELOS SUSTENTÁVEIS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BARREIRA/CE

Ensino de Matemática. Pesquisa-formação. Etnomodelos sustentáveis.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

A Matemática muitas vezes é vista como algo difícil de se aprender, em virtude de o ensino ser desenvolvido de forma distante da realidade dos estudantes, não fazendo com que eles relacionem os princípios matemáticos com seu cotidiano. Um ramo da Educação Matemática que busca trabalhar com os conhecimentos e princípios matemáticos desenvolvidos a partir da própria realidade do educando é a Etnomatemática. A Modelagem Matemática, por sua vez, busca aprimorar o ensino da Matemática por meio da construção de modelos que possibilitam ao discente criar e analisar os conceitos e os princípios matemáticos a partir de sua realidade. Desta forma, a junção da Etnomatemática com a Modelagem Matemática é desenvolvida a partir da ideia de Etnomodelagem, que trabalha com situações-problema existentes na realidade dos alunos, buscando desenvolver um ensino mais efetivo e coerente com suas necessidades e dificuldades na aprendizagem de Matemática, proporcionando aos discentes relacionar e construir seu próprio conhecimento a partir de saberes e culturas do seu cotidiano. Assim, por meio da ideia de Etnomodelagem é desenvolvida a perspectiva dos etnomodelos, ferramentas pedagógicas construídas a partir de aspectos, formas e meios presentes no cotidiano do estudante, para melhorar o processo de aquisição do conhecimento. A partir dessa perspectiva, surgiu a necessidade de investigar a contribuição da etnomodelagem e dos etnomodelos para o ensino da Matemática. Desse modo, o objetivo geral do trabalho é o de compreender os limites e as possibilidades do uso de etnomodelos sustentáveis de matemática nos anos finais do ensino fundamental em Barreira-CE. O percurso metodológico deste trabalho será desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, com uso dos temas metodológicos da pesquisa-formação com professores de Matemática do Município de Barreira. Desse modo, a proposta é trabalhar com um curso de formação para os professores, utilizando etnomodelos sustentáveis como uma estratégia para melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Matemática.

Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Interno - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Externo ao Programa - 1280871 - SINARA MOTA NEVES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 21/06/2022 14:42