Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS MOREIRA DE OLIVEIRA FILHO

DISCENTE: LUIS MOREIRA DE OLIVEIRA FILHO
DATA: 16/06/2022
LOCAL: Sala 203, Campus das Auroras

ESTRATÉGIAS CURRICULARES DE ESCOLAS DO CAMPO DE ENSINO MÉDIO E  SUAS  IMPLICAÇÕES  PARA OS SUJEITOS DO CAMPO

Escola do Campo, Currículo e Educação do Campo; Assentamento de reforma agrária.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar

Este trabalho, Estratégicas Curriculares de Escolas do Campo de Ensino Médio e suas Implicações para os Sujeitos do Campo, apresenta a seguinte questão norteadora:  como as estratégias curriculares de escolas do campo de ensino médio têm fortalecido a identidade dos sujeitos do campo, a cultura camponesa, a sociobiodiversidade e a sustentabilidade nos  assentamentos de reforma agrária a partir da visão da comunidade escolar e de lideranças do assentamento rural? Importa considerar que a pesquisa tem como objetivo central, investigar as estratégias curriculares de escolas do campo de ensino médio e suas implicações para os sujeitos do campo, da identidade camponesa, da cultura, da sociobiodiversidade, sustentabilidade e desenvolvimento de tecnologias sociais em assentamentos de reforma agrária. E como objetivos específicos, propõe-se: identificar as estratégias pedagógicas de escolas do campo de ensino médio e suas implicações para os sujeitos  nas comunidades de assentamento rural; analisar como as escola do campo tem fortalecida a identidade camponesa, a sociobiodiversidade e sustentabilidade das comunidades do assentamento a partir das práticas educativas e das falas dos sujeitos; descrever como as escolas do campo têm consolidado atividades curriculares nos seus espaços de aula, integradas à organização do trabalho, técnicas produtivas e desenvolvimento de tecnologias sociais, contribuindo assim para o desenvolvimento rural.  A referida pesquisa interdisciplinar terá abordagem qualitativa através do método materialista histórico-dialético de Marx, tendo em vista que o Campo e Educação do Campo estão em movimento contínuo nas tensões das lutas dos contrários e de suas visões de mundo, de sujeitos e de educação. Para isso, a pesquisa será um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de natureza exploratória e descritiva. Além do mais, como técnicas de coletas de dados, serão realizadas entrevistas, aplicação de questionários e análise documental. O campo da pesquisa se dará em duas escolas: EEM Florestan Fernandes e EEM Francisco Araújo Barros por estar entre as escolas do campo com maior tempo de funcionamento, desde o ano de 2010. E os sujeitos da pesquisa serão alunos, professores, gestores e representantes de comunidade dos assentamentos e ex-alunos, que serão selecionados através de amostragem não probabilística do tipo intencional.

Interno - 2151125 - ANTONIO ROBERTO XAVIER
Externo ao Programa - 1963862 - DANIELA QUEIROZ ZULIANI
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Presidente - 1752636 - MARIA IVANILDA DE AGUIAR