Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRIAN RAQUEL DO NASCIMENTO FERNANDES

DISCENTE: MIRIAN RAQUEL DO NASCIMENTO FERNANDES
DATA: 15/06/2022
LOCAL: Virtual: http://meet.google.com/qdm-xfnn-xcx

PROGRAMA UMA TERRA E DUAS ÁGUAS: IMPACTO DAS CISTERNAS DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PARA AS FAMÍLIAS NO MUNICÍPIO DE ICÓ-CEARÁ

Acesso à água. Tecnologias sociais. Cisternas de produção. Políticas Públicas. Semiárido.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

O semiárido cearense é uma das regiões que mais sofre com o agravamento das questões climáticas, tendo como consequência estiagens severas com diminuição das médias pluviométricas e aumento da temperatura que gera diminuição nos níveis hídricos do estado e consequentemente gera escassez de água à população assim como insegurança alimentar e nutricional, uma vez que afeta o sistema produtivo familiar. Uma estratégia traçada foi desenvolver políticas públicas que garantisse o acesso à água através das tecnologias sociais de convivência com o semiárido, que garantisse acesso à água para melhoria de vida das famílias. Entre as tecnologias adotadas estão as de armazenamento de água da chuva representadas pelos programas Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) criado em 2003, voltado ao acesso à água para consumo doméstico, e pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), criado em 2007, voltado ao acesso à água para produção de alimentos, tecnologias essenciais para sustentabilidade das famílias da zona rural do semiárido. Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto das cisternas de produção de alimentos às famílias do município de Icó-CE, do ano de 2019. A metodologia empregada é de abordagem quantitativa com procedimento descritivo-exploratório do tipo estudo de caso, desenvolvida a partir de dados secundários do Instituto Elo Amigo (ELO AMIGO), instituição executora do programa no município. O universo de estudo foram 35 famílias da zona rural, beneficiadas pelo programa sobre a categoria de fomento, condição destinada a atender unidades familiares em extrema pobreza. A escolha do ano e do munícipio se deu pelo fato de ter sido a primeira experiência da região centro-sul do estado do Ceará, a executar a nova metodologia do programa destinada a atender uma categoria específica. Para traçar o perfil dos beneficiários do programa foi utilizada a estatística descritiva; para apresentar e comparar os diagnósticos hídricos e produtivos, serão adotados a estatística descritiva e o teste t pareado; e para avaliação de impacto será adotado o método de Diferenças em Diferenças (DD). Em relação a caracterização dos beneficiários do programa P1+2 do município de Icó – CE, do ano de 2019, os resultados apontaram que a maior parte dos beneficiários eram do sexo feminino (74%), autodeclarados de cor ou raça parda (78%), com educação básica completa (médio completo - 34,3%), compostos por famílias com até três membros (45,7%) e com idade entre 31 anos a 40 anos (45,7%).

Presidente - 1960430 - AIALA VIEIRA AMORIM
Interno - 2151125 - ANTONIO ROBERTO XAVIER
Externo ao Programa - 1532517 - SAMIA NAGIB MALUF
Externo à Instituição - JOSÉ GERARDO VASCONCELOS - UFC