Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIO TRAJANO ROCHA

DISCENTE: PATRICIO TRAJANO ROCHA
DATA: 31/05/2022
LOCAL: Sala virtual meet

A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO VOLTADA PARA A SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Palavras chaves: Gestão. Comunicação. Sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar

As últimas cinco décadas foram marcadas pelo aumento das discussões acerca dos impactos nefastos do sistema produtivo vigente no meio ambiente e, por consequência, na saúde dos seres humanos. Nesse contexto, as universidades ganham relevância social, pois atuam ativamente no desenvolvimento de tecnologias, processos e produtos sustentáveis fundamentais para a implementação de sociedades mais justas e ambientalmente conscientes. Portanto, considerando o papel do ensino superior nas discussões sobre uma consciência socioambiental sustentável e o papel ativo das universidades públicas no desenvolvimento de tecnologias, processos e produtos sustentáveis, o presente estudo irá, a partir do estudo de caso da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab ampliar o foco de análise e discutir os processos comunicação que contribuem para a institucionalização da sustentabilidade do meio nas universidades brasileiras de uma forma geral. Neste contexto, o trabalho tem o objetivo de identificar e analisar como a Unilab utiliza sua estrutura e recursos de comunicação para o desenvolvimento de ações de sustentabilidade para a preservação do meio ambiente e propor um plano de comunicação voltado para o desenvolvimento de ações de Sustentabilidade na Unilab para preservação do meio ambiente. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada a coleta de dados através de questionários com temas de sustentabilidade e comunicação, e que foram enviados à instituições de ensino superior de diferentes regiões do Brasil, além da própria Unilab. Finalizada esta fase, foi realizada a análise da situação da Unilab, no contexto da sustentabilidade e comunicação, para logo em seguida ser feita a análise SWOT, com o levantamento dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, em seu ambiente externo e interno. Por fim, foi elaborado um plano com ferramentas, elementos e mecanismos de comunicação voltado para a divulgação de ações de sustentabilidade voltadas para a preservação do meio ambiente.

Presidente - 1555831 - LIVIA PAULIA DIAS RIBEIRO
Interno - 1307814 - JUAN CARLOS ALVARADO ALCÓCER
Externo ao Programa - 2973532 - ROSALINA SEMEDO DE ANDRADE TAVARES
Externo à Instituição - DIEGO FRANK MARQUES CAVALCANTE - NENHUMA