Banca de DEFESA: RUBENS PIMENTEL DA COSTA

DISCENTE: RUBENS PIMENTEL DA COSTA
DATA: 12/05/2022
LOCAL: On-line

CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS A PARTIR DE TALO DE CARNAÚBA: PROPOSTA DE UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AULAS DE GEOMETRIA ESPACIAL DO ENSINO MÉDIO

Baturité-CE, Carnaúba, Matemática, Sustentabilidade, Recursos Pedagógicos.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

O estudo da Matemática desde Platão à Pitágoras sempre esteve associado a teoria e a prática. Por isso, a criação de recursos pedagógicos faz-se necessário para auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem, possibilitando sua melhor compreensão. A sustentabilidade é um processo crucial na busca de uma sociedade melhor para as futuras gerações e corrobora com o desenvolvimento de uma educação de qualidade, pois a educação é essencial para o êxito de todos os objetivos de desenvolvimento sustentável. Entre as áreas do conhecimento, a matemática que é, uma ciência do raciocínio lógico e abstrato, estimada pelos alunos como uma das disciplinas mais complexas e críticas no ensino-aprendizagem, faz com os professores sempre busquem uma metodologia que a faça ser menos indesejada e mais apreciada pelos discentes, ficando ao encargo desses docentes propor soluções criativas e diferenciadas para amenizar essa situação. Por isso, essa pesquisa teve como objetivo buscar as possibilidades da utilização dessas ferramentas totalmente inovadoras nas aulas de geometria espacial do ensino médio, através da confecção de poliedros sustentáveis, utilizando talos de carnaúbas, garrafas PETs e cola à base de cianoacrilato. Assim, a partir dessa pesquisa, foi possível desenvolver novas metodologias de aprendizagem na área da geometria espacial, assim como, estimular os estudantes a autonomia, a cultura e facilitar o processo de ensino. Metodologicamente, a pesquisa tratou-se de um estudo experimental de caráter descritivo com abordagem mista (qualitativa e quantitativa), definida pela produção de materiais didáticos e aplicação de questionários diagnósticos e entrevistas com discentes e docentes, de uma escola de ensino médio localizada em Baturité-CE. Os resultados apontaram que a produção dos sólidos geométricos proporcionou uma aceitação de mais de 50% tanto por parte dos discentes quanto dos docentes quando relacionados como metodologia alternativa de ensino para geometria espacial, pois a partir de sua construção, foi possível observar por meio dos questionários respondidos pelos alunos que eles passaram a ter um melhor desempenho na resolução de problemas envolvendo esse tipo de assunto. Com isso, por meio da utilização de poliedros sustentáveis foi possível além de demonstrar essas figuras de maneira tridimensional e de maneira sustentável, proporcionando assim uma promoção do reconhecimento e da valorização das práticas pedagógicas através de formações continuadas e possibilitando ainda o desenvolvimento de um aluno crítico e sustentável, devido a utilização dos materiais propostos para a confecção desses poliedros.

Presidente - 1889142 - JOHN HEBERT DA SILVA FELIX
Externo ao Programa - 1780647 - ANTONIO CARLOS DA SILVA BARROS