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Banca de DEFESA: DOMINGOS MALÚ QUADÉ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DOMINGOS MALÚ QUADÉ
DATA: 23/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual do Google Meet
TÍTULO:

EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA NORMAL SUPERIOR TCHICO TÉ, EM GUINÉ-BISSAU/ÁFRICA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação socioambiental e Sustentabilidade. Formação de professores de Ciências. Guiné-Bissau.


PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias
RESUMO:

Na busca de soluções aos problemas antrópicos causados pelo homem, a escola tem um papel fundamental de despertar a consciência sustentável nos estudantes. A sustentabilidade é colocada como meio e fim de preservação dos recursos naturais e a formação dos professores nesta temática é basilar para o bom desenvolvimento de cidadãos. O trabalho objetiva compreender os limites e as possibilidades da educação socioambiental e sustentabilidade na formação de professores de Ciências na Escola Normal Superior Tchico Té (ENSTT), em Guiné-Bissau/África. O estudo assenta-se na abordagem qualitativa, valorizando os sujeitos e o espaço onde atuam e se desenvolveu por meio de uma investigação inspirada na pesquisa-formação. O lócus de desenvolvimento da investigação foi a Escola Normal Superior Tchico Té, localizada em Guiné-Bissau/África e os participantes foram 10 (dez) docentes da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). As estratégias de aproximação com a realidade foram: estudo exploratório, observação participante, roda de conversa com funcionários da limpeza, palestra com estudantes, encontros individuais com os docentes participantes. Os resultados revelam limitações na formação dos professores de ciências (Química Biologia e Física), nas condições materiais da escola e a ausência de políticas ambientais, que prejudicam o desenvolvimento de práticas de ensino em educação ambiental e sustentabilidade no ambiente escolar. A escola ainda não efetiva o uso racional de água e energia e não dá uma destinação adequado ao lixo que lá é produzido. Por fim, foi possível refletir com os professores sobre os benefícios de trabalhar as temáticas em suas disciplinas em sala de aula e de modo inter/transdisciplinar no recinto escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Interno - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Externo à Instituição - NAIRLEY CARDOSO SÁ FIRMINO - Seduc-CE
Externo à Instituição - JACQUELINE CUNHA DA SERRA FREIRE - UFPA
Notícia cadastrada em: 14/12/2021 15:15
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