POLIEDROS FEITOS A PARTIR DO TALO DE CARNAÚBA: PRODUÇÃO DE
UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA USO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE BATURITÉ, CEARÁ
Matemática, Sustentabilidade, Carnaúba, Jogos Matemáticos, Baturité-CE.
O estudo da Matemática desde Platão à Pitágoras sempre esteve ligando a teoria com prática, a criação de recursos pedagógicos alternativos se faz necessário para auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem, possibilitando sua melhor compreensão. A sustentabilidade é um processo crucial na busca de uma sociedade melhor para as futuras gerações e corrobora com o desenvolvimento de uma educação de qualidade, pois a educação é essencial para o êxito de todos os objetivos de desenvolvimento sustentável. Entre as áreas do conhecimento a matemática que é uma ciência do raciocínio lógico e abstrato, estimada pelos alunos como uma das disciplinas mais complexas e críticas no ensino-aprendizagem, ficando ao encargo dos professores propor soluções criativas e diferenciadas para amenizar essa situação. Um meio de minimizar e solucionar essa dificuldade dos alunos, é através de jogos, o uso de materiais sustentáveis na confecção desses jogos, além de diminuir os custos, propicia um aprendizado mais prazeroso, bem como mais eficaz para o ensino. Essa pesquisa tem como objetivo buscar os limites e as possibilidades da utilização dessas ferramentas nas aulas de geometria espacial do ensino médio, através da confecção de sólidos geométricos utilizando talos de carnaúbas, que é uma matéria prima abundante na região. Metodologicamente, a pesquisa trata-se de um estudo experimental de caráter descritivo com abordagens mista (qualitativa e quantitativa), definida pela produção de materiais didáticos e aplicação de questionários diagnósticos com os discentes e docentes, entrevistas e formações com professores e coordenadores de uma escola de ensino médio de Baturité-CE.