Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO PAULO HENRIQUE DE ANDRADE

DISCENTE: FRANCISCO PAULO HENRIQUE DE ANDRADE
DATA: 01/06/2021
LOCAL: Sala Virtual - Google meet

AUTOMAÇÃO E MONITORAMENTO DE BIODIGESTORES POR SISTEMA COMPUTACIONAL INTEGRADO À PLATAFORMA IOT

Reator Anaeróbio. Biogás. Biomassa. Bioenergia. Filtro Metano.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

O aquecimento global, é causa de preocupação no planeta, intensificado pelos altos níveis de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4). Nesse sentido, a tecnologia do biodigestor serve para armazenar resíduos orgânicos (biomassa) que seriam descartados promovendo danos no meio ambiente, evitando assim, a emissão desses gases na atmosfera. A biodigestão da biomassa dentro biodigestor produz biogás e biofertilizantes. O biogás é formado por vários gases como COe o CHque podem ser reaproveitados como fontes de energia. Portanto, o objetivo deste trabalho será realizar a automação e monitoramento de biodigestores por sistema computacional integrado à plataforma IoT. O trabalho será realizado na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará, na qual, se desenvolverá a modelagem e construção de um sistema computacional para gestão de projetos de biodigestores, automação eletrônica e monitoramento de parâmetros quantitativos coletados no processo ocorrido dentro de um biodigestor. Além disso, será feito o acompanhamento e catalogação em tempo real do desempenho do mesmo. O monitoramento visa propiciar o fomento de dados para análise em tempo real do seu desempenho de produção e da qualidade do biogás, fornecendo ferramentas para pesquisadores ou usuários do equipamento ajustarem parâmetros do processo de biodigestão. O modelo computacional proposto terá também um módulo de gestão de biodigestores para propiciar o cadastramento de projetos de biodigestores já implantados ou em implantação com o propósito de catalogar dados em uma base de dados centralizada. No trabalho foi utilizado um método experimental com a construção de quatro protótipos de biodigestores do tipo batelada com o monitoramento eletrônico de parâmetros como: temperatura, humidade do ar, pressão manométrica, concentração de diferentes tipos de gases, conectados em tempo real com a base de dados através da plataforma IoT (Internet das coisas). Em cada protótipo será realizado o estudo de filtros para ácido sulfídrico (H2S). Espera-se que através da base de dados criada, seja produzida informações quantitativas, detalhadas através de gráficos e relatórios analíticos, sobre a qualidade do biogás produzido e a eficiência e o comportamento dos filtros para a produção do biometano e a elevação nos níveis de segurança para os usuários dos biodigestores conectados.

Presidente - 1889142 - JOHN HEBERT DA SILVA FELIX
Interno - 1307814 - JUAN CARLOS ALVARADO ALCÓCER