Banca de QUALIFICAÇÃO: DOMINGOS MALÚ QUADÉ

DISCENTE: DOMINGOS MALÚ QUADÉ
DATA: 13/04/2021

EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA NORMAL SUPERIOR TCHICO TÉ, EM GUINÉ-BISSAU

Educação socioambiental e Sustentabilidade. Formação de professores de Ciências. Guiné-Bissau.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

O presente trabalho visa compreender os limites e as possibilidades da educação socioambiental e sustentabilidade na formação de professores de ciências na Escola Normal Superior Tchico Té (ENSTT), em Guiné-Bissau. Na busca de soluções aos problemas antrópicos causados pelo homem, a escola tem um papel fundamental de despertar a consciência sustentável nos estudantes. A sustentabilidade é colocada como meio e fim de preservação dos recursos naturais e a formação dos professores nesta temática é basilar na formação de cidadãos. Buscando articular estratégias de investigação-formação, o estudo assenta-se na abordagem qualitativa, valorizando os sujeitos e o espaço onde atuam. O lócus de desenvolvimento da investigação é a Escola Normal Superior Tchico Té, localizada em Guiné Bissau e os sujeitos são seis docentes atuam no curso de formação de professores de ciências da natureza, sendo 2 de cada disciplina: Biologia, Química e Física. As estratégias de aproximação com a realidade são roda de conversa, aplicação de questionários, observação participante e entrevista. As discussões se baseiam na formação de professores de ciências com temáticas ambientais e sustentáveis a partir da utilização de práticas sustentáveis, com posturas pedagógicas que promovam o diálogo entre teoria e prática através de atividades que buscam despertar consciência sustentável na comunidade escolar, como: plantio de árvores, cuidados com a água, energia, recolha de lixos, entre outras, como forma de superar a insustentabilidade. A partir do estudo espera-se não somente formar os docentes, mas também a construção de estímulos ao trabalho coletivo e interativo, com práticas educativas comprometidas com a intervenção na transformação da realidade e dos desafios de incorporar nos estudantes um sentimento sustentável com compromisso da preservação dos recursos naturais.

Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Interno - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA