Banca de DEFESA: VANESCA ALMEIDA DE OLIVEIRA

DISCENTE: VANESCA ALMEIDA DE OLIVEIRA
DATA: 28/10/2020
LOCAL: Auroras (remotamente)

A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL LOCALIZADA EM ACARAPE/CE

Ensino de Matemática; Sustentabilidade; Prática Docente; Ensino Médio.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

A Matemática embora seja um componente curricular extremamente importante, possuindo uma carga horária diferenciada comparada às demais, é muitas vezes apresentada de forma errônea aos estudantes, como algo distante de sua realidade. Em meio a esse cenário reside o professor, responsável por promover um Ensino de Matemática que permita a conexão dos conteúdos teóricos com a realidade e necessidades dos estudantes. Concretizar isto não é uma tarefa fácil e requer bastante esforço por parte do docente que, por algumas vezes e motivos, se fecha a diversas perspectivas que facilitariam e atenderiam as necessidades da sociedade contemporânea, entre essas, a de ser sustentável. A sustentabilidade é certamente uma temática que precisa ser trabalhada dentro dos conteúdos da Matemática, fazendo com que o currículo deva ser estruturado de maneira a viabilizar que isso ocorra. Desse modo, esta pesquisa de abordagem qualitativa definida através de um estudo de caso objetiva compreender os elementos que permeiam as práticas pedagógicas em sala de aula do professor de Matemática do Ensino Médio voltadas para uma consciência sustentável. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Matemática em uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, localizada no município de Acarape, no interior do Ceará. Para a coleta de dados foram utilizadas: i) entrevistas semiestruturadas; ii) observações diretas em sala de aula; iii) análise do plano curricular e do livro didático (nos conteúdos que foram utilizados durante as observações). Os resultados do estudo apontam que 64,7% das competências e habilidades presentes no plano curricular permitem que sejam trabalhadas as questões ambientais, no entanto os livros didáticos de Matemática utilizados pelos docentes não possibilitam trabalhar as questões ambientais e/ou sustentáveis. Os docentes lecionavam aulas repletas de tradicionalismo e se aproximam da temática ambiental/sustentável através de exercícios contextualizados, mas se distanciam por não discutirem a temática. Foi observado que os docentes, em sua maioria, têm conhecimento sobre o termo interdisciplinaridade e sustentabilidade, mas não sabem dar significância aos termos em suas práticas pedagógicas. Por fim, podemos afirmar que a temática sustentável não se faz presente nas aulas de Matemática, por diversas razões, que estão atreladas principalmente à dificuldade dos docentes de refletirem sobre o desenvolvimento de aulas que envolvam diversas questões e temáticas sem deixar de lado o conteúdo específico da disciplina.

Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Interno - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA