Tecnologias de informação verde e desenvolvimento sustentável: estudo em uma instituição de ensino profissional em Redenção – Ceará, Brasil
TI Verde. Recursos Naturais. Desenvolvimento Sustentável. Escola
O homem se coloca em um patamar de ser “racional” e por causa disso tenta encaixar a natureza como sua submissa, de onde retira provento de tudo que está a sua volta, sem ao mínimo pensar nas consequências futuras. A problemática desta pesquisa foi percebida a partir da eventualização do desfruto atemporal dos recursos naturais em todo o planeta Terra, pois o descarte dos Resíduos Sólidos quando feito de forma inapropriado tem como consequência danos sérios ao ecossistema. Para solucionar esse questionamento, primeiramente deve-se conscientizar corretamente toda a sociedade para que essa possa usufruir corretamente dos proventos advindos da natureza. Com isso, a utilização das Tecnologias de Informação (T.I) Verde vem como um meio de evidenciar uma melhor forma na utilização consciente e como descartar corretamente qualquer equipamento de cunho eletrônico. A premissa investigatória busca implementar as ações estratégicas usando T.I Verde na perspectiva do desenvolvimento sustentável em uma escola de ensino público regular e profissional. A investigação se afunila no panorama exploratório-descritivo (pesquisa ação) de abordagem quali-quantitativa, pois a objetivação dos estudos busca compreender, analisar e explicar de forma ampla a temática trabalhada. Os passos metodológicos estão correlacionados ao método misto, pois cientificamente, se apropria do viés fenomenológico aliado ao procedimento indutivo que é aquele que prevê, através da indução experimental, a disponibilidade de meios para que o pesquisador possa chegar a uma lei geral por meio da observação de certos casos particulares sobre o objeto (fenômeno/fato) observado. O lócus investigativo se concentra na Escola Profissional Adolfo Ferreira de Sousa, localizada na cidade de Redenção – Ce. Os principais sujeitos serão alunos dos cursos técnicos de Informática e Rede de Computadores, pois esses indivíduos são caracterizados por possuir um cotidiano inteiramente interligado a área da TI e ao uso dos Equipamentos Eletrônicos. O objeto analisado foi o olhar desses sujeitos em relação às práticas que se correlacionam com o uso de materiais ou tecnologias que envolva uma educação socioambiental crítica e com uma perspectiva que vise o desenvolvimento sustentável e a utilização de T.I Verde. É concluído que para ocorrer um equilíbrio entre sociedade, economia e natureza é preciso que a humanidade se conscientize que tudo que existe no planeta possui um limite, e para que a espécie humana possa dar continuidade a sua história é necessário um “desacelerar” imediato no consumo dos recursos naturais.