A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA: um estudo em escolas de Ensino Médio em Tempo Integral dos municípios de Redenção e Acarape/CE
Ensino de Matemática; Sustentabilidade; Professor
A Matemática, por algumas vezes, é vista como algo abstrato e aquém da realidade e dos cenários da vida dos estudantes de diferentes níveis de ensino, o que resulta em um ensino e uma aprendizagem insatisfatória, sendo comum os discentes visualizarem a Matemática como uma disciplina abstrata e/ou sem sentido. Fazer a conexão dos conteúdos com a realidade e necessidades dos estudantes não é uma tarefa fácil e requer bastante esforço por parte do professor. O professor é um dos elementos indispensáveis para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça, mas muitas vezes, carece de formação principalmente continuada, o que o faz se fechar a diversas perspectivas que facilitariam e atenderiam as necessidades da sociedade contemporânea, entre essas de ser sustentável. Assim, é necessário que a sustentabilidade seja trabalhada dentro dos conteúdos da Matemática. Desse modo, esta pesquisa busca compreender os elementos que permeiam a formação e as práticas pedagógicas em sala de aula do professor de Matemática do Ensino Médio voltadas para uma consciência sustentável. A pesquisa se pautará na abordagem qualitativa, com professores de Matemática de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral dos municípios de Redenção e Acarape, ambas as cidades localizadas no interior do Ceará, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas e análise dos planos de aula dos professores e dos materiais utilizados pelos mesmos em sala de aula por alguns meses, como estratégia de aproximação com a realidade.