GAMIFICATION – CONCEITOS, MODELOS E DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA PARA APLICAÇÃO EM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
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O jogo está na natureza desde quando os animais deixaram de agir de forma mecânica, está no instinto das espécies e a cada dia mais incursões neste mundo vem ganhando novas temáticas. A gamification, sendo uma forma de aplicar os conceitos e elementos dos jogos conhecidos, é utilizado pelo mundo corporativo com objetivo de estabelecer engajamento de seus atuais e novos clientes, porém aplicando os conceitos de jogos que mais se adequa ao objetivo. Na educação, gamificar um conteúdo não parece ser trivial pois aplicar os elementos de jogos em populações diferentes em seus gostos e recursos pode transformar uma grande ideia em um grande problema, não alcançando o objetivo e desperdiçando esforços. O conhecimento do público alvo é primordial para o sucesso de uma aplicação gamificada no processo de ensino aprendizagem dos estudantes do Brasil, sendo para o nível Fundamental, Médio ou Superior. Um modelo das preferências dos alunos em pesquisa de campo e probabilística leva a criação de aplicações ligadas ao interesse das populações, facilitando a inserção desta ferramenta na educação.