Banca de QUALIFICAÇÃO: GIANCARLO CARDOSO VECCHIA

DISCENTE: GIANCARLO CARDOSO VECCHIA
DATA: 23/08/2019
LOCAL: Campus das Auroras

GAMIFICATION – CONCEITOS, MODELOS E DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA PARA APLICAÇÃO EM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO

Jogo, gamification, elementos de jogos, preferências, Ensino Médio, Ensino Fundamental, Educação Superior, modelo de aplicação

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação

O jogo está na natureza desde quando os animais deixaram de agir de forma mecânica, está no instinto das espécies e a cada dia mais incursões neste mundo vem ganhando novas temáticas. A gamification, sendo uma forma de aplicar os conceitos e elementos dos jogos conhecidos, é utilizado pelo mundo corporativo com objetivo de estabelecer engajamento de seus atuais e novos clientes, porém aplicando os conceitos de jogos que mais se adequa ao objetivo. Na educação, gamificar um conteúdo não parece ser trivial pois aplicar os elementos de jogos em populações diferentes em seus gostos e recursos pode transformar uma grande ideia em um grande problema, não alcançando o objetivo e desperdiçando esforços. O conhecimento do público alvo é primordial para o sucesso de uma aplicação gamificada no processo de ensino aprendizagem dos estudantes do Brasil, sendo para o nível Fundamental, Médio ou Superior. Um modelo das preferências dos alunos em pesquisa de campo e probabilística leva a criação de aplicações ligadas ao interesse das populações, facilitando a inserção desta ferramenta na educação.

Presidente - 1889142 - JOHN HEBERT DA SILVA FELIX
Interno - 1878049 - CARLOS MENDES TAVARES
Externo ao Programa - 1780647 - ANTONIO CARLOS DA SILVA BARROS
Externo ao Programa - 1703209 - ALLBERSON BRUNO DE OLIVEIRA DANTAS