Banca de DEFESA: ARIADNE MARIA RIOS RIBEIRO OLIVEIRA

DISCENTE: ARIADNE MARIA RIOS RIBEIRO OLIVEIRA
DATA: 30/08/2019
LOCAL: Auroras

Ser Negra e Negro em Fortaleza/Ceará: uma análise interdisciplinar sobre desigualdades sociorracial e sociobiodiversidade.

População Negra; Desigualdades Sociorraciais; Sociobiodiversidade; Existência e Resistências Negras.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais

A presente dissertação: Ser negro(a) em Fortaleza/Ceará: uma análise interdisciplinar sobre desigualdades sociorracial e sociobiodiversidade, objetiva analisar duas dimensões da vida do ser negro (a) na capital cearense. A primeira que relaciona as desigualdades sociorraciais presentes entre negros (as) e não negros (as) na cidade e a segunda que mostrará a relação da sociobiodiversidade entre essa população negra fortalezense. Para tanto, apresenta os dados quantitativos e qualitativos sobre a população negra em Fortaleza, para evidenciar a existência da população negra. Em seguida destaca as desigualdades Sociorraciais entre negros e brancos em Fortaleza, a partir de dados estatísticos. Apresentamos também a relação da sociobiodiversidade da população negra em Fortaleza, no qual percorremos, sobre a ancestralidade dessa população, como as religiões matrizes africanas. Por fim, destacamos a Re-exitência negra em Fortaleza, apontaremos, os grupos, as articulações, os movimentos de mulheres negras, que estão resistindo e existindo frente aos ataques que a população negra sofre. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa ao qual é descrito e analisado os dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua), estes incluídos dentro do sistema do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assim como os dados do Censo Demográfico, assim como do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) e Instituto de Pesquisa Econômica do Ceará (IPECE). Essa pesquisa, referência para a contribuição dos dados apresentados, que sim, negros e negras são e estão presentes no estado cearense, e especificamente na capital. E o racismo e o preconceito presentes, sejam combatidos a cada pauta das questões que afetam toda a população negra fortalezense.

Presidente - 1878049 - CARLOS MENDES TAVARES
Externo ao Programa - 1985241 - VERA REGINA RODRIGUES DA SILVA