Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA JANE DE OLIVEIRA

DISCENTE: SARA JANE DE OLIVEIRA
DATA: 27/06/2019
LOCAL: Campus Auroras

PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DO ÓLEO DA SEMENTE DO MAMÃO (Carica papaya) POR MEIO DE CATÁLISE ALCALINA HOMOGÊNEA

semente de mamão, carica papaya, biodiesel, rota química

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

A preocupação com a poluição ambiental atrelada ao crescimento econômico vem aumentando dia após dia, principalmente com relação ao setor energético, e com isso surge a necessidade de desenvolver produtos que substituam os já existentes e que tragam além de benefício ao meio ambiente, um custo mais acessível a população e uma melhor qualidade de vida as futuras gerações, desenvolvendo assim o princípio da sustentabilidade. Os combustíveis fósseis que são utilizados em grande proporção na indústria, aos poucos vêm sendo substituído pelo biodiesel que é um combustível renovável e biodegradável oriundo de óleos de origem vegetal e animal, obtido através do processo de transesterificação. A biomassa residual apresenta-se como matéria prima com bom potencial para produção de biodiesel e o Brasil é um país rico em matérias primas que são utilizadas para tal produção. O mamão foi a matéria prima escolhida para a efetivação deste trabalho, uma vez que é um fruto bastante consumido no Brasil, principalmente no estado do Ceará e as suas sementes são descartadas. As sementes utilizadas para a obtenção do óleo foram cedidas pela Central Estadual de abastecimento (CEASA) da Cidade de Fortaleza-ce, as mesmas eram de frutos que não teriam mais nenhuma utilidade. Mediante isso o presente trabalho tem por objetivo geral caracterizar e produzir o biodiesel, a partir do óleo da semente de mamão (Carica papaya L.), utilizando reação de transesterificação por catálise básica. A metodologia para obtenção do biodiesel iniciou-se na Universidade Internacional de Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e teve sequência no laboratório de referência em combustíveis de Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC). O rendimento obtido foi de 13,03%. As caracterizações físico-químicas realizadas tiveram resultados bastante satisfatórios quando comparadas as exigidas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com isso conclui-se que o óleo da semente do mamão para produção de biodiesel é uma alternativa viável devido a facilidade de cultivo, baixo custo e por ser um combustível limpo, que não prejudica o meio ambiente.

Presidente - 1367300 - ALUISIO MARQUES DA FONSECA
Interno - 629.536.563-91 - OLIENAIDE RIBEIRO DE OLIVEIRA PINTO - UNILAB