Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON TAVARES VIEIRA

DISCENTE: ANDERSON TAVARES VIEIRA
DATA: 29/03/2019
LOCAL: Instituto de Ciências do Mar – UFC

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE SANTA QUITÉRIA, CEARÁ: USO DA TERRA E ASPECTOS SOCIOECONOMICOS

Desertificação. Caatinga. Geoprocessamento. SIG.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

O uso da Caatinga condiciona as atividades no semiárido nordestino, seja pelas atividades agropecuárias ou pela utilização energética dos recursos florestais. A influência antrópica da pecuária extensiva sem controle do pastoreio e o desmatamento, associados à fragilidade natural do ambiente são fatores contribuintes para um cenário de degradação. O manejo inadequado das terras ocasiona o desgaste do solo e descaracteriza a cobertura vegetal modificando a paisagem natural. O estado do Ceará vem sendo afetado por esses efeitos, que tem por consequência a degradação ambiental e desertificação das terras. Um representante das consequências geradas por esse processo é o município de Santa Quitéria, localizado no Sertão de Crateús. Nesse contexto, pretende-se com a presente pesquisa verificar se a pressão do uso e a exploração econômica dos recursos naturais têm contribuído para degradação ambiental no município de Santa Quitéria-CE. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, que se utiliza de uma análise de dados secundários oficiais (1984-2017) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Lançou-se mão de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto e Sistema de Informação Geográfica (SIG), para realizar um mapeamento e caracterizar as mudanças na cobertura vegetal associadas ao uso da terra. Calculou-se um índice de vulnerabilidade a desertificação, proposto por IPECE (2009) a fim de identificar as principais variáveis que interferem nesse processo. Foi realizada uma etapa de campo para subsidiar o mapeamento e análise dos níveis de degradação. Os resultados preliminares apontaram que 50,57% da área do município encontra-se entre moderada e alta degradação e as atividades de pecuária e silvicultura são importantes indicadores dessa degradação.

Presidente - 1960430 - AIALA VIEIRA AMORIM
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Externo à Instituição - MARCUS VINICIUS CHAGAS DA SILVA - UFC
Externo à Instituição - ERNANE CORTEZ LIMA - UEVA