Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO LOPES DA SILVA

DISCENTE: MARIA DO SOCORRO LOPES DA SILVA
DATA: 13/02/2019
LOCAL: FACED, Sala do NHIME

Educação ambiental e resíduos sólidos urbanos: concepções de discentes e docentes da EJA do Ensino Médio em Acarape, Ceará

Palavra-chave: Palavras-chave: Educação Ambiental. Resíduos Sólidos Urbanos. Coleta Seletiva. EJA. Acarape-CE.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

Resumo: O progresso da modernidade parece paradoxal em si mesmo. Se o industrialismo trouxe consigo a modernização tecnológica e a produção cada vez maiores e mais evoluídas, também trouxe a poluição da biosfera e da atmosfera de maneira comprometedora da biodiversidade. A falta ou a inadequada coleta seletiva consequentemente atinge as três pilastras básicas de sobrevivência de seres vivos na terra: o solo, a água e o ar. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo principal avaliar as concepções e práticas sobre Educação Ambiental e resíduos sólidos urbanos de alunos e professores/as do Ensino Médio da rede pública do município de Acarape, estado do Ceará. O estudo será procedido com alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola de Ensino Médio Maria do Carmo Bezerra, Centro, Acarape, Ceará. A pesquisa quanto ao gênero é de cunho empírico-prático. Quanto ao objetivo a pesquisa é descritivo-exploratória de abordagem qualitativa. A natureza da pesquisa pode ser atribuída a básica estratégica. Quanto ao procedimento técnico adotar-se-á a pesquisa-ação. Quanto as fontes de informação estas serão, sobretudo, o livro didático utilizado na EJA in loco e de campo. Para a construção do estudo proposto serão utilizados as seguintes técnicas/instrumentos de coleta de dados: observação direta, entrevista, grupos focais (técnicas) e questionário, formulário, diário/notas de campo e análise de artefatos (instrumentos). Com relação às técnicas de análise de dados serão utilizados as análises das narrativas. Espera-se que esta pesquisa demonstre estrategicamente como planejar e desenvolver práticas educativas a partir da escola com vistas à aprendizagem e conscientização de coleta seletiva, acondicionamento e destino final dos resíduos sólidos urbanos visando à sustentabilidade da sociobiodiversidade com a preservação e proteção do Ambiente.

Presidente - 2151125 - ANTONIO ROBERTO XAVIER
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS