Banca de DEFESA: JOSE WESLLEY GONÇALVES DE OLIVEIRA

DISCENTE: JOSE WESLLEY GONÇALVES DE OLIVEIRA
DATA: 29/12/2018
LOCAL: Sala 203, Bloco C, 2º andar, Campus das Auroras

RELAÇÃO ENTRE FATORES EPIDEMIOLÓGICOS DA CONDIÇÃO DE SAÚDE BUCAL DE FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA CALÇADISTA

Cárie Dentária (D003731); Fatores Epidemiológicos (D015981); Gengivite (D005891); Placa Dentária (D003773); Saúde Bucal (D009909).

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Saúde E Biológicas

Transtornos bucais, particularmente cárie e doenças periodontais, configuram-se como problemas de saúde pública relevantes no cenário mundial, não apenas pela sua repercussão sistêmica, mas por promover problemas estéticos, sociais e psicológicos. Entretanto, se considerado que cárie e doenças periodontais apresentam, como principal agente desencadeador, o biofilme dental, essas patologias poderiam ser facilmente prevenidas. Contudo, fatores associados ao hospedeiro e os ambientais contribuem para esse processo. Dessa forma, o presente estudo objetivou determinar a relação entre os fatores associados ao hospedeiro e os fatores ambientais com as condições de saúde oral de funcionários de uma empresa cearense. Este levantamento epidemiológico caracteriza-se como um estudo quantitativo, individualizado, descritivo e transversal. A amostra foi composta por 213 funcionários acompanhados e/ou em tratamento no setor odontológico da empresa, seguindo todas as recomendações éticas estabelecidas pelo CONEP. Os dados foram tabulados no Excel e processados no EPIINFOTM. Ao todo, foram selecionados 254 funcionários, contudo, compuseram o estudo 213 funcionários, com uma média etária de 40 anos e em números semelhantes para ambos os sexos. O estado civil casado/união estável foram os mais frequentes, o nível de escolaridade predominante foi o ensino médio e a renda média familiar era de dois salários mínimos. Em relação ao índice CPO-D, houve uma diminuição significativa da média feminina em relação à masculina (P = 0,0043). Foi possível visualizar uma redução desse índice naqueles participantes que faziam uso do fio dental quando comparados aos que não utilizavam (P = 0,0054). Observou uma diferença estatística significativa para o CPO-D, ISG e IPL dos participantes fumantes, revelando uma média percentual maior para estes índices, quando comparados aos não fumantes (P = 0,0060; P = 0,0004; P = 0,0012, respectivamente). Semelhantemente, o consumo de bebida alcoólica também registrou uma diferença representativa para o CPO-D e IPL (P = 0,0447 e P = 0,0418).

Presidente - 2863544 - JULIANA JALES DE HOLLANDA CELESTINO
Interno - 1988601 - DANIEL FREIRE DE SOUSA
Externo ao Programa - 1960392 - EDMARA CHAVES COSTA
Externo à Instituição - ANA KARINE ROCHA DE MELO LEITE - UNICHRISTUS